O calorão atinge grande parte do Brasil.
O calor intenso que atinge grande parte do Brasil deve começar a perder força ao longodesta semana, segundo o Instituto Climatempo. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, o bloqueio atmosférico responsável pelas altas temperaturas começa a enfraquecer, mas os termômetros ainda devem marcar valores acima da média em regiões do Sul e Sudeste, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pelo menos até quarta-feira. Em São Paulo, as máximas devem ficar entre 32 °C e 34 °C nos próximos dias, com queda gradual a partir de quinta-feira.
Com a diminuição do bloqueio, a previsão indica o aumento das chuvas típicas de verão, especialmente à tarde e à noite. As precipitações devem ser pontuais, podendo ocorrer pancadas mais fortes e até granizo em algumas localidades, mas sem indicação, por enquanto, de áreas com risco generalizado.
Para a virada do ano, há chance de chuva principalmente no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, com possibilidade de temporais isolados nessas regiões.
A meteorologista explica ainda que a previsão climática para o trimestre de verão aponta chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média em boa parte do país. Esse cenário favorece a ocorrência de veranicos, períodos consecutivos sem chuva, mais comuns em fevereiro e reduz a frequência de sistemas como a Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável por dias seguidos de tempo fechado.
Mesmo com a redução do calor extremo nos próximos dias, a tendência é de um verão quente e com pancadas de chuva típicas da estação.
