Ministério da Saúde solta balanço sobre vacinação contra a dengue em Nova Lima

Até o momento, foram registradas apenas reações leves Os moradores de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH, que receberam a vacina contra a dengue do Butantan não apresentaram, até o momento, registros de eventos graves relacionados ao imunizante. Os casos identificados no município foram classificados, em sua maioria, como reações leves e seguem sob o monitoramento das equipes técnicas. A imunização foi suspensa no início deste mês, depois de ao menos 42 pessoas apresentarem reações adversas graves. Há ainda duas mortes em investigação. A informação foi confirmada pelo subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, e pelo diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Éder Gatti, nesta terça-feira (23), durante o III Congresso Brasileiro Defesa da Vacinação e o I Congresso Internacional de Imunização, realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Todas as pessoas que possuem algum evento supostamente atribuível à vacinação e imunização, os famosos ESAVs, a gente faz um acompanhamento junto ao município, junto ao Estado e ao governo federal. Todas as fichas são paulatinamente analisadas, com muita frieza, com muita tecnicidade. O que a gente tem visto é que a maioria dessas reações em Nova Lima são leves. Em Minas Gerais não temos, até o presente momento, eventos que concluam por algo muito gravoso, seja um caso mais grave ou óbito”, destaca Prosdocimi.O diretor do PNI, Éder Gatti, endossou que os casos registrados no município não são motivo de alerta e tranquilizou quem já foi imunizado. “Os casos já aconteceram, as pessoas já foram vacinadas e hoje não tem nenhum caso em atividade. As pessoas que foram vacinadas estão protegidas e podem ficar tranquilas. Não temos novas ocorrências graves, uma vez que a vacinação ocorreu há bastante tempo e está interrompida. Mas desde o início, os dados de Nova Lima não indicavam nenhum motivo de preocupação. Então agora a gente está numa fase de monitoramento.” Vacina do Butantan segue suspensa para investigação A pausa temporária na aplicação da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan foi adotada de forma preventiva após a identificação de eventos adversos em outras regiões do país. Agora, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o próprio Butantan atuam em uma força-tarefa para analisar a segurança do imunizante. “Tem um trabalho conjunto no sentido de preencher todas as lacunas de conhecimento referente a esse sinal de segurança que nós encontramos”, explica Gatti. Apesar da interrupção, o diretor do PNI ressaltou a relevância estratégica do projeto para a proteção no país. “A vacina da dengue é uma esperança porque querendo ou não é um problema de saúde pública muito sério. Então esperamos que essas avaliações complementares permitam elucidar o que aconteceu e, se possível, também direcionar o uso da vacina de uma forma mais segura”, pontua. Fonte: Jornal O Tempo.
Mãe é decapitada pelo próprio filho em Belo Horizonte

O crime aconteceu no bairro Nova Cachoeirinha em BH O apelo desesperado de Jussara Maria Rodrigues, de 54 anos, foi o último som ouvido por vizinhos antes do silêncio que tomou conta do apartamento onde ela morava, no bairro Nova Cachoeirinha, na região Noroeste de Belo Horizonte. “Não faz isso, filho, eu te amo”, teria dito a vítima, momentos antes de ser assassinada e decapitada, segundo relatos colhidos pela Polícia Militar (PM). O corpo de Jussara foi encontrado nesta segunda-feira (22), dentro de um quarto do 9º andar do Edifício Halley. O assassino confesso é o filho da vítima, de 27 anos, detido pela PM após familiares e vizinhos denunciarem o desaparecimento da mulher por três dias e manifestarem preocupação com o comportamento do jovem, que teria histórico de esquizofrenia. Ao chegar ao local, a guarnição precisou forçar a entrada. O suspeito foi encontrado sem camisa, descalço e em silêncio. Segundo o sargento Gleidson Wellys, do 34º Batalhão, o homem não ofereceu resistência e confessou o crime imediatamente ao ser questionado. “A primeira coisa que perguntamos para ele é onde estava a mãe. Aí ele falou que tinha matado ela e que o corpo estava no quarto”, detalhou o sargento. Ao entrar no cômodo, a equipe se deparou com um cenário de extrema violência. “Quando eu cheguei no quarto, realmente foi uma cena horrível. Ela estava decapitada e com muitas perfurações. A perícia nem conseguiu precisar”, descreveu o militar. O sargento, com 20 anos de carreira, não escondeu o impacto da ocorrência. “Eu fiquei chocado, não vou mentir. Nunca havia deparado com essa situação. Foi um crime bárbaro, literalmente de ódio”, afirmou. O suspeito foi encaminhado ao Hospital Odilon Behrens e, posteriormente, será levado para a delegacia. Em nota, a Polícia Civil informou que “a causa e circunstâncias da morte serão investigadas e outras informações serão repassadas após o avanço dos trabalhos de polícia judiciária”. Fonte: O Tempo.
BH tem sensação térmica de -6,2°C e capital registra uma das manhãs mais frias de 2026

Regional Oeste registrou sensação térmica de -6,2°C às 4h, com temperatura mínima de 10,9°C Belo Horizonte voltou a amanhecer sob frio intenso nesta sexta-feira (19/6). Segundo a Defesa Civil municipal, a regional Oeste registrou sensação térmica de -6,2°C às 4h, com temperatura mínima de 10,9°C. O boletim indica céu parcialmente nublado a claro ao longo do dia, com frio mais intenso nas primeiras horas da manhã e à noite. A máxima estimada para a capital é de 24°C, e a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 40% durante a tarde. Oeste teve a menor sensação térmica O frio foi mais forte na regional Oeste, onde fica a estação do Cercadinho, no bairro Buritis. O ponto está em uma área de mata e em uma das regiões mais altas da cidade, o que favorece registros de sensação térmica mais baixa, principalmente com vento. Veja as mínimas registradas por regional nesta sexta: Barreiro: 13,1°C, às 6h; Centro-Sul: 11,5°C, às 4h30; Oeste: 10,9°C, com sensação térmica de -6,2°C, às 4h; Pampulha: 13,5°C, com sensação térmica de 12,4°C, às 6h; Venda Nova: 12,2°C, às 6h10. A manhã desta sexta também entrou entre as mais frias de 2026 em Belo Horizonte. Em atualização da Defesa Civil de BH e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a marca registrada na regional Oeste em 19 de junho aparece entre as menores temperaturas do ano. Confira o ranking atualizado: 8,8°C – 6/6/2026, Centro-Sul; 9,3°C – 7/6/2026, Venda Nova; 10,2°C – 8/6/2026, Pampulha; 10,6°C – 5/6/2026, Oeste; 10,8°C – 19/6/2026, Oeste; 11,5°C – 18/6/2026, Oeste; 12,2°C – 10/6/2026, Venda Nova; 12,4°C – 17/6/2026, Oeste; e 4/6/2026, Centro-Sul; 12,5°C – 9/6/2026, Pampulha; 13°C – 16/4/2026, Centro-Sul.
Mulher é agredida pelo marido em plena luz do dia em Santa Luzia

Suspeito foi detido pela polícia no domingo a noite em Belo Horizonte Uma mulher agredida pelo ex-companheiro no meio da rua em Santa Luzia, na Grande BH, se pronunciou nesta segunda-feira (16) após a prisão do suspeito. Jean Carlos Andrade da Silva, de 31 anos, foi detido na noite desse domingo (14) no bairro Cinquentenário, na Região Oeste de Belo Horizonte, por militares do Grupo Especializado em Recobrimento (GER) da 3ª RPM. As agressões aconteceram na manhã desse domingo em frente à casa da vítima, no bairro Londrina, em Santa Luzia. Em declaração à imprensa, a mulher, de 26 anos, afirmou que o ex-companheiro não respeitava o fim do relacionamento. “A gente não tem mais nada. Ele não respeita o meu espaço, não respeita o fim do relacionamento. Viu que ele perdeu o controle, porque ele sempre gostava de estar no controle de mim. E aí, viu que ele perdeu o controle e fez o que fez. Ele achava que era o meu dono”, relatou. Detalhes do caso A mulher estava com amigos e, quando voltou para casa por volta das 7h, foi surpreendida com o ex-companheiro tentando pular o muro da casa dela. A ação foi registrada por uma câmera de segurança. Ao ver a mulher, Jean Carlos se aproximou, a xingou e a agrediu com rasteiras, chutes, socos e tapas.
Município da Região Metropolitana de BH, aposta na tecnologia para alfabetização de crianças na idade certa

A metodologia e a padronização do ensino, são estratégias utilizadas por Confins- MG, para alcançar as metas Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o município de Confins (MG), que abriga o principal portal aéreo do estado, o Aeroporto Internacional, não possui apenas os aviões que alçam voos grandiosos: os sonhos das crianças em fase de alfabetização também ganham asas cada vez mais cedo. Com desempenho consistente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, muito próximo da meta projetada de 6,1, e a recente conquista do Selo Ouro em alfabetização, o desafio do município agora é avançar ainda mais na qualidade do ensino. No início do ano letivo de 2026, Confins iniciou a implementação do programa do Instituto Alfa e Beto (IAB), organização com mais de 20 anos de trajetória na área educacional, na Educação Infantil, com foco em uma metodologia estruturada e baseada em evidências científicas. A iniciativa contempla diferentes etapas da educação básica, com materiais específicos para a Educação Infantil (Pré II), 1º e 2º anos voltados à alfabetização, 3º, 4º e 5º anos com foco em revisão e consolidação da aprendizagem, além do 6º ano, que passa a contar com a Coleção Ômega. Segundo a secretária de Educação, Márcia Cristina Ribeiro dos Reis Martins, o ponto de partida foi a identificação de uma lacuna na rede. “O primeiro contato com o programa surgiu após sermos questionados sobre a ausência de um método estruturado de alfabetização. A partir disso, buscamos referências e conhecemos a experiência de Lagoa Santa”, explica. A adesão ao sistema foi acompanhada por formações e apoio técnico desde o início. “Nossas equipes participaram de capacitações e passaram a atuar diretamente no acompanhamento pedagógico das escolas”, destaca a gestora. O programa foi iniciado oficialmente no mês de abril, atendendo estudantes da Educação Infantil ao 5º ano. Os primeiros resultados já começam a orientar as ações pedagógicas. “As avaliações diagnósticas permitem identificar com mais precisão as necessidades dos alunos e planejar intervenções mais eficazes”, pontua. O bom trabalho realizado pela Prefeitura de Confins, começa a render frutos aos estudantes do município.
Incêndio em garagem no Dom Cabral, destrói dezenas de ônibus do transporte público de BH

Acidente colocou casas vizinhas em risco de incêndio O incêndio em uma garagem de ônibus no bairro Dom Cabral, na Região Noroeste de Belo Horizonte, neste domingo (7), provocou um cenário complexo, avaliou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). De acordo com o tenente-coronel Marcos Viana, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros, o trabalho de combate foi direcionado para, além de realizar o combate às chamas, evitar que o fogo se alastrasse. “Quando a gente chega, a gente faz uma análise geral da situação. Uma das coisas é, além de preservar, ver outros riscos que podem vir juntos. Esse trabalho tem que ser coordenado, uma equipe ficou por conta de fazer o combate, a outra já ficou lá na rua de baixo, evitando que o incêndio se propagasse, a outra ali para o outro incêndio, e uma outra ainda por conta desse posto, para que não tivesse nenhum risco de explosão”, contou o tenente-coronel. Com isso, os bombeiros atuaram no combate nos coletivos, mas também na proteção das edificações vizinhas, como oficinas mecânicas. Após o controle das chamas, a corporação iniciou o trabalho de rescaldo para, além de tudo, manter a quantidade de combustível na garagem segura. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Funcionários da empresa, assim como vizinhos da garagem, retiraram boa parte dos coletivos. Ao todo, 27 veículos foram atingidos pelas chamas. A perícia da Polícia Civil (PCMG) foi acionada para o local. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informaram neste domingo (7) que adotaram medidas para reduzir os impactos da falta dos veículos atingidos.
Homem suspeito de matar a família, se autoesfaqueia após o crime

Crime aconteceu em Paraopeba, interior de Minas Jorge Dias da Silva, de 51 anos, suspeito de matar a companheira e a filha dela a facadas, se deu um golpe no peito após cometer o crime, conforme consta no boletim de ocorrência da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Marileide Ramos Cordeiro, de 42 anos, e Juciara Cordeiro de Jesus, de 12, foram mortas na noite dessa quinta-feira (4) em Paraopeba, na Região Central de Minas. O suspeito foi preso em flagrante. Quando a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) chegou ao local, mãe e filha já estavam mortas. Marileide estava caída no quintal e Juciara na varanda. Conforme o boletim de ocorrência, Jorge Dias da Silva foi encontrado deitado em uma cama, com um corte aparentemente superficial no tórax. Aos militares, ele disse que estava ferido e não conseguia se levantar. A guarnição arrombou a porta da residência, que estava trancada, e prendeu o homem em flagrante. Aos militares, ele quis contar a versão dos fatos. Segundo o suspeito, ele passou o dia bebendo com a companheira e outras pessoas e, por volta de 19h, houve um desentendimento entre a mulher e ele. Fonte: Rádio Itatiaia.
Greve educação BH: Após mobilização no centro de BH, categoria consegue uma reunião com a prefeitura para segunda-feira,(8)

Categoria mantém mobilização e convocou assembléia para as 14h de segunda Uma nova rodada de negociação entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e os trabalhadores da educação municipal foi marcada para a próxima segunda-feira (8), às 14h. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3) pelo diretor do Sind-Rede/BH, Daniel Wardil, após reunião com representantes do Ministério Público. A categoria também convocou uma assembleia para o mesmo horário, na Praça da Estação, onde os professores irão avaliar o resultado das conversas e decidir os rumos do movimento grevista. Em vídeo publicado nas redes sociais, Wardil afirmou que o encontro deverá tratar de pontos centrais da pauta da categoria, como a reposição das aulas, a devolução dos valores descontados dos salários e o não corte dos dias paralisados. “Uma negociação para debater a pauta e debater também o não corte dos dias paralisados, a devolução do que foi cortado e a nossa reposição com autonomia das escolas (é muito importante)”, declarou. Segundo o dirigente sindical, representantes da categoria estiveram reunidos com o Ministério Público para discutir alternativas que garantam o cumprimento do calendário escolar. Ainda de acordo com ele, o sindicato defende a reposição dos dias letivos para assegurar os 200 dias de aula previstos na legislação. Fonte: Jornal Hoje em dia
Chefe de facção criminosa é preso em Minas

Suspeito estava foragido da justiça da Bahia A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), localizou e prendeu, na noite de segunda-feira (1o), o líder de uma organização criminosa com atuação em Salvador, na Bahia. O homem encontrava-se foragido em João Monlevade, na região Central de Minas. A prisão ocorreu durante a operação Cerco Fechado, deflagrada também na segunda-feira (1º), que visa combater o tráfico de drogas e garantir a permanência das polícias em localidades com presença estruturada de facções criminosas na capital do estado e em várias cidades do interior. A operação cumpriu 73 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão, resultando na prisão de 38 pessoas e na apreensão de quatro adolescentes. Também foram apreendidas nove armas de fogo e cerca de R$ 27 mil em dinheiro. Fonte: Jornal O Tempo.
Brincadeira com isqueiro causa incêndio no interior de Minas

Um isqueiro provocou um incêndio em uma residência na manhã deste sábado (30) Uma criança brincando com um isqueiro provocou um incêndio em uma residência na manhã deste sábado (30), em Boa Esperança, no Sul de Minas. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.O fogo atingiu a casa no bairro Ozanan. O Corpo de Bombeiros foi acionado por um morador que percebeu as chamas e pediu ajuda. Segundo relatos colhidos pelos bombeiros no local, o incêndio começou de forma acidental em um dos quartos da residência após a criança manusear o isqueiro. No momento da ocorrência, a proprietária do imóvel não estava em casa, e apenas os filhos permaneciam no local. Quando a equipe chegou, havia grande quantidade de fumaça saindo da residência. Os bombeiros fizeram o isolamento da área, desligaram a energia elétrica e iniciaram o combate às chamas. A rápida atuação da corporação impediu que o fogo se espalhasse para os demais cômodos da casa. Após controlar o incêndio, os militares realizaram o rescaldo, a ventilação dos ambientes e verificaram possíveis riscos remanescentes. O quarto onde o fogo começou ficou danificado. Houve prejuízos na instalação elétrica e parte do reboco do teto se desprendeu por causa do calor.Em uma avaliação preliminar, os bombeiros não identificaram danos estruturais aparentes no imóvel. Nenhuma pessoa precisou de atendimento médico. O Corpo de Bombeiros reforçou o alerta para que isqueiros, fósforos e outras fontes de ignição sejam mantidos fora do alcance de crianças. Fonte: Jornal O Tempo.