Mulher possivelmente sequestrada é encontrada na Serra do Rola-Moça na Grande BH

Ana Cláudia Rodrigues foi resgatada pelos Bombeiros Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza, de 41 anos, foi resgatada com segurança de um penhasco no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça nesta terça-feira (26), conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Ela foi acessada e içada pela aeronave Arcanjo da corporação. Ana Cláudia foi localizada pela Polícia Militar nesta terça, ela estava desaparecida desde segunda-feira (25), quando teria sido sequestrada pela ex-companheiro. Silvanildo Amâncio de Araújo, de 52 anos, foi preso pela Polícia Militar também nesta terça. Segundo o ex-genro dele, o suspeito afirmou, em ligação, que estava em um penhasco no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e ameaçou jogar Ana Cláudia do local. De acordo com informações iniciais do CBMMG, a mulher estava consciente, orientada e conversando com as equipes de resgate. Ela estava em local de difícil acesso e a corporação está fazendo uma operação para retirá-la em segurança. A aeronave Arcanjo com equipe médica foi acionada para transportar Ana Cláudia da serra para uma unidade hospitalar. O ponto exato e a altitude em que a mulher foi encontrada ainda não foram informados. Fonte: Rádio Itatiaia.

Greve dos professores BH: Sindicato sai em defesa da categoria e critica terceirização nas escolas

Ainda há alguns impasses entre prefeitura e categoria A greve dos trabalhadores da educação municipal de Belo Horizonte continua sem acordo entre prefeitura e sindicato.Carol Pascoalini, representante do Sind-REDE/BH questionou declarações da secretária municipal de Educação, Natália Araújo, e afirmou que a paralisação envolve não apenas questões salariais, mas também críticas ao modelo de atendimento da educação inclusiva, falta de professores e condições de trabalho nas escolas da capital. Segundo Carol, o principal ponto de impasse é a atuação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dentro das escolas municipais. O sindicato acusa a prefeitura de transferir atribuições pedagógicas da educação especial para entidades privadas, o que, na avaliação da categoria, representa uma “terceirização” do atendimento. “O serviço do atendimento educacional especializado não pode ser terceirizado”, afirmou a diretora do Sind-REDE. Ela argumenta que os profissionais concursados da rede deveriam continuar responsáveis pelo planejamento pedagógico de estudantes com deficiência, transtornos e altas habilidades. Em entrevista a imprensa, Carol explicou que a greve atual envolve servidores concursados, como professores, profissionais das bibliotecas e trabalhadores das secretarias escolares. Ela destacou que a paralisação dos terceirizados ocorreu no início do ano e que o cenário agora é diferente. A dirigente ainda afirmou que há déficit de professores em escolas da capital. Segundo ela, algumas unidades chegaram a registrar falta de até 11 docentes por turno no início do ano. O sindicato cobra mais transparência da prefeitura sobre a distribuição de profissionais e as vagas disponíveis na rede municipal. A prefeitura de BH pede o retorno dos profissionais às salas de aula enquanto as negociações seguem em andamento. Fonte: Site Rádio 98 FM.

Cidade mineira zera número de latrocínios e vira exemplo para outros estados do Brasil

A redução da criminalidade em Juiz de Fora ganha destaquee é elogiada por especialistas A redução da criminalidade em Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata de Minas,que tem quase 600 mil habitantes, chamou a atenção de Rodrigo Pimentel,ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ). Rodrigo é o autor do livro Elite da Tropa e o principal roteirista e idealizador do filmeTropa de Elite. A cidade zerou, por três anos, os casos de latrocínios ( roubo seguido de morte). Em postagem no Instagram, Rodrigo Pimentel destacou a proximidade de Juiz de Foracom o Rio de Janeiro, Estado que sofre com o avanço de facções e milícias.“Uma cidade brasileira zerou os latrocínios por 3 anos seguidos. Não é cidade europeia, não é capital, é Juiz de Fora, a 170 km do Rio. Em 2016, foram 7 roubos seguidos de morte.Em 2023, 2024 e 2025: zero. Para uma cidade de quase 600 mil habitantes, esse número é maisdifícil de acreditar do que de celebrar”, escreve o ex-capitão, relacionando o número positivo ao trabalho integrado das polícias Militar (PM), Civil e Guarda Municipal, feito com análise de dados e metas compartilhadas.“Sem fórmula mágica, com método”, ressaltou. Segundo registros do Painel de Indicadores Estatísticos dos Dados Nacionais de Segurança Pública,Juiz de Fora zerou os registros de latrocínios em 2023, 2024 e 2025. Além disso,houve uma diminuição no número de homicídios nos últimos anos. O coronel Lúcio Ferreira da Silva Neto, comandante da 4ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (4ª RPM – PMMG),afirmou que o emprego estratégico da tropa com georreferenciamento e o uso de tecnologia, ajudam a explicar os resultados. “A gente acredita nesta redução, primeiramente, no esforço da nossa tropa, dos policiais militares que servem no município de Juiz de Fora.Mas, para além disso, é o emprego racional dos nossos recursos, por meio de estudos de georreferenciamento e com o uso de tecnologia, que tem nos apoiado muito nessa potencialização da prevenção e da repressão qualificada”, destacou. “No caso específico do latrocínio, que é o roubo seguido de morte, ele é monitorado juntamente com as demais mortes violentas no nosso indicador da nossa gestão do desempenho operacional. E, como nós temos também uma redução expressiva nos números de roubo, consequentemente o latrocínio acaba por reduzir também”, acrescentou. Fonte: Rádio Itatiaia.

Suspeito furta caminhão e salta dele em movimento na 381

Veículo recuperado em Itatiaiuçu utilizava placas clonadas e transportava ferramentas Um motorista saltou de um caminhão e fugiu por um matagal após desobedecer a uma ordem de parada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa segunda-feira (18), na BR-381, em Itatiaiuçu, na região Metropolitana de BH. O veículo havia sido furtado no início do mês e circulava com placas clonadas. De acordo com a PRF, a equipe deu ordem de parada ao condutor, que ignorou o comando e iniciou uma tentativa de fuga. Após um acompanhamento tático, o homem parou o caminhão na pista de rolamento, saltou do veículo e correu para uma área de mata às margens da rodovia. Apesar das buscas, o suspeito não foi localizado. Durante a fiscalização, os policiais identificaram inconsistências nos elementos de identificação do caminhão. Ao consultarem o sistema, verificaram que o veículo original possuía uma queixa de furto/roubo registrada em 4 de maio, em Conselheiro Lafaiete. Além da clonagem das placas, os agentes encontraram no baú diversas ferramentas utilizadas para o arrombamento de compartimentos de carga. A suspeita da PRF é que o caminhão estaria sendo preparado ou já estaria sendo utilizado para saquear cargas em pátios de postos e estabelecimentos ao longo da rodovia. Fonte: Jornal O Tempo.

Milton Naves, ícone da narração esportiva da Rádio Itatiaia faleceu neste sábado (16)

O corpo do ex-narrador será velado neste sábado em Belo Horizonte Mineiro de Ilicínia, no sul do estado, ele nasceu em 1955 e tinha a Copa do Mundo como paixão.Por isso não é coincidência que o “Show de Bola”, marca maior de um narrador extremamente técnico e que desenhava o jogo para o ouvinte como poucos, tenha ido de promessa a craque num período muito curto, com a Seleção e as Copas tendo ligação direta com essa trajetória de sucesso. Em 1974, quando ainda cursava o ensino médio, foi levado pela mãe para participar de testes na Rádio Cultura de Alfenas, cidade para onde mudou ainda criança. Com 17 anos, depois de superar 34 concorrentes, já era radialista e tinha início uma das carreiras mais brilhantes e corretas da imprensa mineira. Em 1979, mudou-se para Belo Horizonte contratado pela Rádio Guarani. Grande descobridor de talentos, Osvaldo Faria logo o contratou para trabalhar na Itatiaia como narrador, redator apresentador e coordenador.Sim, um garoto de 21 anos exercia todas essas funções numa potência do rádio brasileiro. E isso explicita o tamanho de Milton Naves, um profissional marcado pela correção, que sempre foi companheiro na expressão da palavra e que tinha um português extremamente correto, que ficava ainda mais evidente na potência da sua voz. Ele dizia que era fruto da amizade com Lincoln Westin da Silveira, seu professor de língua portuguesa na juventude e que o encorajou a seguir a carreira na comunicação.Em junho de 1982, estava na Espanha fazendo sua primeira Copa do Mundo, com direito a narrar o primeiro tempo da final entre Itália e Alemanha, no lendário Santiago Bernabéu, em Madrid. Marcou presença em todos os Mundiais seguintes, exceto a copa de 1986, até 2018, na Rússia. E ele sempre fazia questão de dizer: 9 Copas e 6 finais transmitidas. O ex-narrador e apresentador da Itatiaia, Milton Naves, será velado neste sábado (16), no Funeral House, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2.158, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte, informou a família. Fonte: Rádio Itatiaia.

População de rua de BH chega a 15 mil pessoas e vira disputa política entre governos

Capital mineira vive intenso debate sobre como lidar com o drama da população de rua Belo Horizonte tem mais de 15 mil pessoas em situação de rua e é a terceira capital brasileira com o maior contingente nessa condição. O número foi registrado no fim de 2025 e início de 2026 e mostra um crescimento acelerado e preocupante: a população em situação de rua praticamente dobrou em apenas cinco anos. Diante dessa realidade multifacetada, que reúne desempregados em busca de oportunidades, dependentes químicos em ciclo de vulnerabilidade e migrantes de outras cidades, a Prefeitura e a Câmara Municipal de Belo Horizonte implementam medidas simultâneas de acolhimento, tratamento e ordenamento urbano, gerando tanto expectativas quanto intensos debates sobre direitos humanos e efetividade das políticas públicas. Os vereadores aprovaram em segundo turno na última quinta (7) um projeto que permite a retirada de barracas e objetos de moradores de rua. Há políticos mineiros que cobram medidas mais extremas, como a expulsão dessa população. O prefeito de BH, Álvaro Damião (União), disse na última semana que não vai mandar ninguém obrigado de volta às suas cidades e que vai cuidar de quem quiser ficar, mas ao mesmo tempo é acusado por opositores de falar isso, mas aplicar políticas que dificultam a vida dos moradores de rua. O perfil predominante é de homens (84%), com média de idade de 42,5 anos e tempo médio de permanência nas ruas superior a 10 anos. Esses dados revelam não apenas o volume do problema, mas sua complexidade: muitas pessoas vivem há mais de uma década sem moradia digna, o que agrava problemas de saúde física e mental, dependência química e dificuldade de reinserção social. Tentativas de resolução por parte da prefeitura A gestão do prefeito Álvaro Damião tem respondido ao crescimento dos números com ampliação de serviços. Foi inaugurada na última quinta-feira (7/5), a Unidade de Atendimento e Acolhimento ao Migrante, na Rua Espírito Santo, no Centro. O local oferece atendimento imediato, abrigamento temporário (inicialmente 8 vagas, com ampliação prevista para 120) e, principalmente, passagens de ônibus para retorno voluntário à cidade de origem. Fonte: Site Metrópoles.

Mais bairros da Grande BH ficarão sem água nesta quinta-feira (07)

Bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem ficar sem água nas próximas horas A Copasa informou na manhã desta quinta-feira (7/5) que alguns bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem ficar sem água nas próximas horas. A intermitência pode afetar as cidades de Santa Luzia e Vespasiano. Segundo a companhia, o problema de abastecimento não tem relação com a égua que caiu em uma adutora da companhia nesta semana. “Trata-se de uma intervenção decorrente de obra de drenagem pluvial executada pela Prefeitura de Santa Luzia. A pedido do município, foi necessária a retirada de um trecho de rede de carga para viabilizar a execução dos serviços”, explicou. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final da tarde desta quinta, com normalização gradativa do abastecimento ocorrendo até o fim da noite. Segundo a Copasa, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d’água podem não sofrer impactos. “O uso racional da água é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorre algum tipo de interrupção de abastecimento”, pontuou. Bairros afetados * Bairros atingidos em Santa Luzia: Flamboyant, Chácaras Santa Inês, Conjunto Habitacional Carreira Comprida, Duquesa I, Duquesa II, Frimisa, Liberdade, Monte Carlo, Morada do Rio, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Carmo, Novo Centro, Pérola Negra, Ponte Grande, Ponte Pequena, Pousada Del Rey, Rio das Velhas, São Benedito, São Francisco, São João Batista, Vale dos Coqueiros e Vila Olga. * Bairro atingido em Vespasiano: Imperial.

Impressionante: Homem em fuga da polícia no Justinópolis, bate em bomba de gasolina e explode posto

Suspeito causa incêndio e segue foragido em Ribeirão das Neves Um homem provocou uma explosão em um posto de combustíveis na madrugada desse sábado (2), no bairro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O suspeito fugiu após o crime e até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso. De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso pode estar relacionado a um homicídio ocorrido em março deste ano, no bairro Atalaia, motivado por uma disputa pelo controle do tráfico de drogas entre grupos criminosos das regiões dos bairros Maria Helena e Filhão. Na sequência, o suspeito avançou com o carro em direção aos policiais, que reagiram e efetuaram disparos contra o veículo. Mesmo assim, ele conseguiu fugir após subir no canteiro central e seguir em direção à Avenida Gávea. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, os militares foram acionados por volta de 1h10. Quando as equipes chegaram, duas bombas de combustível estavam em chamas, e o fogo já havia atingido parte do teto do estabelecimento. Cerca de 600 litros de água foram utilizados para controlar o incêndio.

Mulher suspeita de matar marido em Ibirité presta depoimento a polícia

Ela disse ser vítima de violência doméstica A mulher de 46 anos detida na noite desse domingo (26), suspeita de matar o companheiro, de 42, por um golpe de faca, no bairro Vila Serra Dourada, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi liberada após prestar depoimento à polícia. A atualização foi informada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta segunda-feira (27).Segundo a instituição, apesar de liberada, a suspeita segue sendo investigada, e um inquérito está em andamento na Delegacia Especializada em Investigação de Homicídios em Ibirité. À Polícia Militar (PM), conforme o boletim de ocorrência, a mulher afirmou que não tinha intenção de matar e que queria apenas cessar as agressões. Segundo o relato, ela mantinha um relacionamento com a vítima havia cerca de 15 anos e sofria violência doméstica desde o início. A mulher disse ainda que já havia registros contra o companheiro, mas retomava a convivência por dificuldades financeiras e em razão do diagnóstico de autismo da filha. Também relatou suspeitar que o homem abusava da adolescente, de 13 anos. Qual o motivo da acusação? De acordo com o registro da Polícia Militar (PM), nesse domingo, a mulher contou que estava ingerindo bebida alcoólica com o companheiro. Ao chegarem em casa, ela comentou que um homem teria passado a mão no rosto de uma cunhada. Segundo a versão dela, o companheiro passou a xingá-la e, em seguida, a agrediu com socos na cabeça e no rosto, empurrando-a para o quarto. Ele teria dito que a mulher queria ser a cunhada para ser acariciada por outro homem. A mulher disse que conseguiu se desvencilhar das agressões, rastejou do quarto até a cozinha, onde pegou uma faca. Ela contou à polícia que atingiu o companheiro para interromper as agressões. Após o golpe, começou a gritar por socorro. Aos policiais, a suspeita disse que “não queria matar, apenas dar um susto” no homem. Fonte: Jornal O Tempo.

Carro capota na Álvares Cabral, região centro-sul de Belo Horizonte

Veículo ficou bastante destruído após se chocar com placa de sinalização Um carro capotou após bater contra uma placa de sinalização na avenida Álvares Cabral, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na madrugada desta terça-feira (21). O acidente aconteceu no sentido Centro, próximo à Praça da Assembleia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o motorista abandonou o veículo ainda ligado e com a chave na ignição. A placa de sinalização foi derrubada com o impacto e ficou atravessada na via. No carro, um Toyota Corolla prata com placa de Belo Horizonte, havia marcas de sangue na lataria, o que indica que o condutor pode ter se ferido, segundo a corporação. Também foram identificados sinais de que o vidro traseiro foi quebrado, possivelmente com o próprio farol do veículo, arremessado com a força da batida. O veículo ficou bastante danificado, com o capô deformado, e permaneceu no local com a buzina acionada. Dentro do carro, foram encontrados ainda objetos semelhantes a caneleiras, usadas em práticas esportivas. O Corpo de Bombeiros aplicou serragem na pista por causa de uma mancha de óleo, eliminou o risco de incêndio ou explosão e aguardou o reboque para a retirada do veículo. Fonte: Jornal O Tempo.