Homenagens marcaram o velório da repórter Alice Ribeiro em Belo Horizonte

Cerimônia foi marcada por forte emoção de familiares, colegas de profissão da jornalista e de seu viúvo “Você contava histórias de vida e sua história jamais será esquecida”. Essa foi a mensagem escolhida por uma família “da escola Trampolim” – como se intitulavam – para dar o último adeus a repórter da Band Minas Alice Ribeiro. Não foi confirmado se o filho da repórter, um bebê de nove meses, tinha alguma relação com a instituição. A frase aparecia em uma coroa de flores em frente ao espaço onde foi realizado o velório da repórter, que morreu na última quinta-feira (16), após um grave acidente na BR-381 – local onde fazia uma reportagem. O cinegrafista Rodrigo Lapa, de 49, que a acompanhava, também não resistiu e morreu. A cerimônia de despedida foi realizada na manhã deste sábado (18) no cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte. O velório, que começou às 8h30 da manhã, foi íntimo e restrito a pessoas próximas. Familiares, amigos, colegas de profissão e representantes de diversas instituições estiveram no local para prestar sua última homenagem da jornalista. Também chamou atenção a presença de membros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), corporação da qual faz parte o marido de Alice. O espaço foi tomado por outras coroas de flores de diferentes origens, refletindo a amplitude da rede de afetos construída pela jornalista ao longo da vida. Houve homenagens de colegas da Band Minas e da TV Globo, de professores e ex-alunos da PUC Minas, além de mensagens da comunicação da Cemig, de um instituto de direitos humanos, do grupo Mães e Colo e até de uma base naval.Comoção, tristeza e consternação marcaram a cerimônia que seguiu até às 10h. Trinta minutos depois foi iniciada a caminhada para o sepultamento da repórter. O trajeto foi acompanhado por carros da PRF. Fonte: Jornal O Tempo.
Prefeito Damião vai a velório de cinegrafista da Band Minas: ‘Perda de vida, tão novo’

Damião lamentou os riscos de acidentes na BR-381 O prefeito Álvaro Damião (União) está entre os colegas de profissão que se despedem do cinegrafista e artista Rodrigo Lapa, de 49 anos, em velório no Cemitério do Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (16). Damião, jornalista por formação, comentou sobre a perda precoce do profissional,”lamentável”. O prefeito chegou ao velório de forma discreta, em respeito à família, e abraçou parentes de Rodrigo, demonstrando solidariedade, principalmente à mãe do cinegrafista, Maria Helena Lapa. Emocionada, a idosa pouco conseguiu falar, mas agradeceu o amparo. “É uma perda difícil por vários motivos. Difícil porque era uma pessoa trabalhando, e que perde a vida tão nova. Para mim, é difícil porque o que eles [a equipe de reportagem] estavam fazendo, eu fiz a minha vida inteira: sair para fazer coberturas pelo Estado e Brasil afora.Eu vim ser solidário”, comentou, acrescentando já ter encontrado com Rodrigo em coberturas da imprensa. O prefeito também mencionou torcer pela recuperação da repórter gravemente ferida no acidente, Alice Ribeiro. Ela continua internada no Hospital João XXIII. “Queria aproveitar para dar um abraço simbólico na família da Alice. Eu imagino a tristeza, e tomara que ela consiga se recuperar”, disse. O acidente ocorreu na tarde de ontem, (15), o carro da emissora que seguia no sentido Belo Horizonte, invadiu a contramão. O motorista do caminhão, que trafegava no sentido Vitória, tentou desviar, mas não conseguiu evitar o impacto. “É um trecho sinuoso, com muitos acidentes. Colisões frontais, infelizmente, são comuns nesse ponto”, disse o condutor do caminhão. Fonte: Jornal O Tempo.
Mulher morre após acidente em parque de diversões em Itabirito na região metropolitana

A jovem que era cantora gospel, chegou a ser reanimada, mas morreu no local A Prefeitura de Itabirito lamentou a morte de Carolina Beatriz, de 21 anos, que foi atingida por um brinquedo “minhocão” em um parque de diversões nesse sábado (11). A jovem, que era cantora gospel, chegou a ser reanimada, mas morreu no local. “A Prefeitura de Itabirito manifesta profundo pesar pelo falecimento ocorrido em parque de diversões itinerante instalado no município e se solidariza com os familiares e amigos da vítima. Outras três pessoas ficaram feridas, foram socorridas e estão em atendimento na UPA Celso Matos”, disse a prefeitura em nota. Além disso, segundo o Executivo municipal, o parque possui alvará para realização de suas atividades no município. “As liberações técnicas e de segurança são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais”, esclareceu. “O brinquedo envolvido no acidente foi interditado. A Polícia Civil e a perícia técnica estiveram no local e apuram as circunstâncias do ocorrido. A Prefeitura acompanha o caso e reforça seu compromisso com a segurança da população, adotando as providências cabíveis a partir da apuração dos fatos”, encerrou. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu após uma estrutura do brinquedo, localizado no parque de diversões instalado no Minas Center Park, se desprender e cair. Além de Carolina Beatriz, outras três vítimas foram socorridas. Fonte: Rádio Itatiaia.
Motorista de app é preso suspeito de abusar de ao menos sete adolescentes em MG

Crimes podem ter ocorrido entre 2022 e 2024 Um motorista de aplicativo, de 38 anos foi preso pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa quinta-feira (9), suspeito de envolvimento em pelo menos sete casos de abuso sexual em Patrocínio, no Alto Paranaíba. As vítimas tinham entre 10 e 14 anos, e os crimes teriam ocorrido entre 2022 e 2024. De acordo com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), as investigações começaram após indícios de abusos contra a enteada do suspeito, que tinha 10 anos na época. Durante as apurações, amigas da menina também foram identificadas como possíveis vítimas. Segundo a PCMG, o homem, que trabalhava como motorista de aplicativo, também teria cometido crimes contra adolescentes durante o exercício da profissão. Diante das provas reunidas, a PCMG solicitou a prisão preventiva, que foi cumprida. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça. Fonte: Jornal O Tempo.
Grupo especializado em falsificação de tênis tem 10 milhões de reais bloqueados

Cópias clandestinas podem gerar prejuízos de bilhões às marcar originais Um esquema estruturado, que ia desde a fabricação até a comercialização online de tênis falsificados de grandes marcas internacionais, foi alvo da operação “Replicário”, da Polícia Civil de Minas Gerais. Na última semana, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Ouro Branco e Itaverava, na região Central, e nos municípios de Nova Serrana, Perdigão e Pitangui, na região Centro-Oeste do Estado. Além da apreensão de 15 mil pares de calçados e de materiais que auxiliarão na investigação, também foi cumprido o bloqueio de R$ 10 milhões das contas dos investigados. Nesta segunda-feira (6 ), o delegado Anderson Rezende Kopke deu detalhes da apuração durante coletiva de imprensa. Segundo o responsável pela investigação, os levantamentos do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes duraram cerca de dois anos, após o recebimento de uma “notícia crime” enviada pela plataforma Mercado Livre, com apoio da Adidas, apontando vendas em larga escala. O grupo utilizava sites próprios, perfis em redes sociais como o Instagram e grandes plataformas de e-commerce para escoar os produtos. “Cruzamos dados financeiros e identificamos uma estrutura criminosa com uma faixa especializada na produção desses calçados falsificados, no Centro-Oeste de Minas, e, em Ouro Branco, faziam essa comercialização online com os estoques em galpões”, explicou o delegado titular da 3ª Delegacia de Fraudes. O esquema não lesionava apenas o consumidor, que muitas vezes comprava o produto acreditando ser original, mas também o fisco e a indústria. Marcas como Nike, Adidas, Asics, All Star, Vans, Lacoste e Mizuno estavam entre as replicadas. Estimativas da Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Apice) apontam que a falsificação gera um prejuízo anual de R$ 9 bilhões ao setor. Fonte: Jornal O Tempo.
Suspeito é preso por comercializar drogas em academias de luxo em BH

Homem foi preso em flagrante Um homem de 35 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro Estoril, na região Oeste de Belo Horizonte, e foi coordenada pela 5ª Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico (DECNA), vinculada ao Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc). Durante a diligência na residência do investigado, os policiais apreenderam um estoque diversificado de entorpecentes, incluindo maconha, cocaína e haxixe. No local, também foram encontrados equipamentos utilizados para o preparo e a comercialização das substâncias, como balanças de precisão, seladora a vácuo e aparelhos eletrônicos. As investigações apontam que o suspeito focava em um público de maior poder aquisitivo. Segundo a Polícia Civil, a comercialização das drogas ocorria em locais específicos, como academias de musculação. O Denarc, (Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico) reiterou o compromisso no enfrentamento ao tráfico de drogas em Minas Gerais.
Revitalização do Centro de BH: entenda o que muda e os incentivos fiscais

Entenda isenções de IPTU e ITBI no projeto de revitalização A Câmara Municipal de Belo Horizonte vota, nesta segunda-feira, a partir das 14h30, o Projeto de Lei da Prefeitura que prevê a requalificação de imóveis abandonados ou desocupados no Centro da capital e outros nove bairros no entorno: Lagoinha, Bonfim, Concórdia, Colégio Batista, Floresta, Santa Efigênia, Boa Viagem, Barro Preto e Carlos Prates. O projeto prevê isenção de impostos, como ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), além de flexibilização da outorga onerosa. O PL 574/2025 institui Operação Urbana Simplificada com o objetivo de estimular a reocupação e a “dinamização econômica” desses territórios. A proposta incentiva também a construção de mais imóveis no lugar, por exemplo, de galpões. O projeto é chamado de Operação Urbana Simplificada – Regeneração dos bairros do Centro. O foco principal é habitação, destinar os empreendimentos para moradia, especialmente moradia popular. Segundo o secretário de Política Urbana da capital, Leonardo Castro, a iniciativa não vai prejudicar ou alterar o plano diretor da cidade. Ao contrário, vai permitir cumprir o que o plano prevê para a área central, que são novas construções e atração de pessoas para morar e trabalhar. Ainda de acordo com o secretário, para se ter uma ideia, o Centro e o entorno têm apenas 60 mil moradores, enquanto a Região Leste, por exemplo, tem 500 mil. “É uma ação complementar que a prefeitura está propondo em relação a obras e intervenções que já têm sido feitas no Centro da cidade. Então, a gente tem a requalificação da Praça da Estação, teve a reforma; o espaço multiuso do Parque Municipal; a reforma da Praça da Rodoviária; a demolição do anexo dos edifícios Sulacap-Sulamérica, com a inauguração da Praça da Independência, hoje rebatizada como Praça Fuad Noman. Então, esse projeto é um pacote de incentivos para que o processo de requalificação do Centro não fique restrito a obras públicas.” Fonte: Site Rádio Itatiaia.
Faculdade de BH sofre com furtos e insegurança para frequentar as aulas

Alunos relataram presença de um suspeito armado com uma faca nas intermediações da instituição Estudantes da Faculdade Una Linha Verde, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, denunciam uma série de problemas de segurança dentro e no entorno da instituição. Segundo relatos, casos de assaltos, circulação de pessoas suspeitas e falhas no controle de acesso têm colocado alunos em risco, principalmente no período noturno. Devido a situação, nesta quinta-feira (26), os alunos irão realizar uma manifestação pedindo por mais segurança no local. Alunos relataram que a situação se agravou nos últimos dias. Uma estudante teve o celular roubado dentro da faculdade após um homem entrar no local sem ser impedido. Em seguida, o mesmo suspeito ainda tentou assaltar outra aluna na porta da instituição, que conseguiu fugir. Em outro caso, um homem que, segundo relatos, estava escondido no estacionamento com uma faca e chegou a pular no carro de uma estudante. Outro aluno relatou ter tido o carro roubado em setembro de 2025, após não conseguir vaga no estacionamento interno. Ele também criticou a dificuldade para obter imagens e a falta de suporte da instituição. “As imagens eram de péssima qualidade e não houve assistência. Disseram apenas que não podiam fazer nada”, afirmou ele. Além dos problemas internos, os estudantes destacam a precariedade da segurança no entorno da faculdade, como iluminação insuficiente e ausência de policiamento, o que aumenta a sensação de vulnerabilidade. A Faculdade Una Linha Verde informou, por meio de nota, que a segurança da comunidade acadêmica é uma prioridade e que tem adotado medidas para reforçar a proteção no campus. “A instituição tem ampliado as equipes nas portarias e intensificado ações de monitoramento”, diz o comunicado. A Una também afirmou que mantém diálogo com órgãos de segurança pública para buscar melhorias na região. Fonte: Rádio Itatiaia.
Acidente interdita Fernão Dias e causa transtornos na manhã desta segunda-feira

A carreta tombou na altura da Serra de Igarapé Um caminhão carregado com maçã tombou na BR-381, conhecida como rodovia Fernão Dias, na madrugada desta segunda-feira (23). O acidente foi na altura do km 516, na serra de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conforme as primeiras informações da Arteris Fernão Dias, concessionária responsável pelo trecho, o tombamento ocorreu no sentido Belo Horizonte. O motorista sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Regional de Betim. Embora o acidente tenha ocorrido no sentido da capital mineira, parte da carga tombou na pista que leva para São Paulo. Por volta das 7h50, a Arteris informou que as faixas no sentido Belo Horizonte estavam bloqueadas, mas devido a um desvio no local, não havia congestionamento. No sentido São Paulo, a faixa esquerda e a central estavam bloqueadas, causando uma lentidão de aproximadamente 4 km. Fonte: O Tempo.
Álvaro Damião retira o bairro Concórdia de projeto de construção de arranha-céus

Concórdia é o bairro onde o prefeito nasceu O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), retirou o bairro onde nasceu, o Concórdia, na Regional Nordeste da capital, da área de abrangência do projeto de lei que enviou à Câmara Municipal para requalificação do Centro e áreas próximas. Um dos objetivos do texto é a possibilidade de construção de prédios altos.A retirada ocorreu após pressão de moradores e representantes das comunidades tradicionais do Concórdia. O bairro tem terreiros de umbanda, benzedeiras e integrantes de quilombos. Durante entrevista no ano passado, o prefeito disse que não conseguia dormir tranquilo sem que a cidade tivesse prédios de 50 andares. O projeto de requalificação do Centro e bairros enviado pela prefeitura à Câmara flexibiliza critérios de construção. Além do Centro, permanecem no texto bairros como Floresta e Lagoinha. A informação sobre a retirada do Concórdia é do presidente da associação do bairro, Paulo Gonçalves, que participou nesta terça-feira (17) de audiência para discutir o texto na Câmara Municipal.