Peixe e Galo seguem estacionados na tabela do Campeonato Brasileiro.
O Atlético-MG e o Santos ficaram no empate por 1 a 1, neste domingo (14), na Arena MRV, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em dous tempos distintos, o Galo abriu o placar aos 14 minutos do segundo tempo, com Igor Gomes, após cruzamento de Gustavo Scarpa. O Peixe reagiu na reta final e buscou o empate aos 40 minutos, em cobrança de pênalti de Tiquinho Soares.
O jogo.
O time peixeiro dominou as ações no primeiro tempo, mas a torcida santista levou um susto logo aos 40 segundos, quando Neymar caiu no gramado sentindo o tornozelo. O atacante precisou reforçar a proteção no local com uma “botinha”.
Neymar reclamou de um pênalti logo aos cinco minutos, em lance com Scarpa, após tentativa de finalização. O árbitro Bruno Arleu de Araújo, porém, mandou o jogo seguir. O galão respondeu em chute rasteiro de Cuello, defendido pela zaga santista. O atacante Lautaro também levou perigo: primeiro, acionou João Schmidt, que dominou e chutou para a bola explodir na defesa; depois, serviu Neymar, que desperdiçou uma chance clara de gol.No intervalo, Jorge Sampaoli promoveu duas mudanças: Alexsander e Igor Gomes entraram nas vagas de Fausto Vera e Rony, já que o time da casa esteve abaixo das expectativas no primeiro tempo.
Aos 6 do segundo tempo, Gabriel Brazão se chocou com Igor Gomes e sofreu um galo na cabeça, mas optou por permanecer em campo, utilizando uma touca de proteção.
O clima ficou ainda mais tenso com a expulsão de Zé Ivaldo, que recebeu o segundo cartão amarelo. O zagueiro, autor de um dos gols da vitória santista por 2 a 0 no primeiro turno, havia defendido o Cruzeiro na temporada passada. Por isso, ao deixar o gramado, foi alvo de forte pressão e vaias da torcida adversária.
O Atlético conseguiu fazer seu gol aos 14 minutos do segundo tempo. Em belo cruzamento de Scarpa, Igor Gomes, que havia entrado no intervalo na vaga de Rony, se desmarcou do bom lateral Igor Vinícius e bateu rasteiro para o fundo da rede: 1 a 0 Galo. Atlético 1 a 0.
Gabriel Brazão, que havia se machucado um pouco antes, passou a sentir um mal-estar em decorrência do forte choque na testa e não conseguiu continuar na partida. Ele deixou o campo de ambulância, sendo substituído por Diógenes. O Santos empatou aos 40 minutos do segundo tempo, após falta cometida por Lyanco sobre Tiquinho Soares. O camisa 9 não se deixou abalar pelas tentativas do goleiro Everson de desestabilizá-lo. Mesmo sem marcar há 14 jogos, o atacante bateu firme e rasteiro no canto direito. Atlético e Santos, 1 a 1.
Nos instantes finais, o Santos fechou a defesa e resistiu à pressão atleticana. O goleiro Diógenes foi decisivo, realizando ao menos três defesas importantes em finalizações de Guilherme Arana e Igor Gomes. Fim de jogo, empate em 1 a 1.
O que vem por aí?
O próximo compromisso do Santos será o clássico contra o São Paulo, no domingo (21), às 20:30, na Vila Belmiro. Já o Atlético joga na próxima quarta, às 19:00 contra o Bolivar, em jogo válido pela Copa Sul-americana.
