Defesa Civil dá orientações sobre como agir em abalos sísmicos.
Um novo abalo sísmico foi registrado em algumas cidades da Grande Belo Horizonte durante a madrugada desta quarta-feira (17). O tremor foi sentido nas cidades de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves.
Segundo Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, Minas Gerais é um dos estados brasileiros com o maior número de abalos sísmicos.
“Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns. Na verdade, o estado tem o maior número de abalos sísmicos registrados. A maioria desses tremores naturais ocorre devido às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou.
O Abalo de maior impacto foi sentido no bairro Cabral, em Contagem, por volta das 2h40”. O último tremor registrado em Minas ocorreu em Sete Lagoas, na Região Central do estado. O abalo a época foi de 2.0 na escala Richter e aconteceu na madrugada de quinta-feira (11). Apesar do ocorrido, a Defesa Civil de Sete Lagoas, não recebeu registros de danos estruturais, e ninguém ficou ferido.
De acordo com o sismólogo, novos equipamentos de monitoramento sísmico chegaram a Sete Lagoas no último dia 3. Segundo a Prefeitura local, essa tecnologia avancada, permitirá investigar com maior precisão as causas dos tremores registrados no município.
