Alerta para ventos intensos em dezenas de cidades de Minas.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso para ventos até 60 km/h até amanhã, sexta-feira (26). Dezenas de cidades mineiras estão em alerta para vendaval nas próximas horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de ‘ perigo potencial’ foi emitido nesta quinta-feira (25) e detalhou risco para ventos entre 40 km/h e 60 km/h até às 23h59 de amanhã, sexta-feira (26). De acordo com o órgão, cerca de 35 municípios localizados Vale do Mucuri, Norte de Minas, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha podem ser atingidos pelo vendaval. O aviso meteorológico alerta ainda para risco de rajadas de vento e descargas elétricas. Lista de cidades. Águas Formosas Águas Vermelhas Aimorés Almenara Bandeira Bertópolis Cachoeira de Pajeú Carlos Chagas Crisólita Divisa Alegre Divisa Alegre Divisópolis Felisburgo Fronteira dos Vales Itueta Jacinto Jequitinhonha Joaíma Jordânia Machacalis Mantena Mata Verde Nanuque Ninheira Palmópolis Pedra Azul Resplendor Rio do Prado Rubim Salto da Divisa Santa Helena de Minas Santa Maria do Salto Santo Antônio do Jacinto São João do Paraíso Serra dos Aimorés Umburatiba
Caso Laudemir: Justiça encontra ‘valor irrisório” em contas de delegada e do empresário assassino confesso de gari

Judiciário tinha autorizado o bloqueio nas contas do casal, mas sem sucesso. Após decisão de bloqueio de bens de R$ 611 mil nas contas de Renê da Silva Nogueira Júnior e do mesmo valor nas contas da delegada Ana Paula Lamego Balbino, a Justiça encontrou um valor muito pequeno, longe do pretendido nas contas do acusado de matar o gari Laudemir de Souza Fernandes em Belo Horizonte e de sua esposa. Conforme documentos obtidos por fontes, Renê tinha R$ 219,41 em conta, enquanto a delegada possuía R$ 367,78. Segundo o juiz Marcus Vinicius do Amaral Daher, da 3ª Vara Cível de Contagem, a pesquisa de ativos financeiros via SISBAJUD resultou em valores ínfimos. A consulta foi realizada no processo em que a filha do gari, de 15 anos, pede reparação pela morte do pai. Nesta última terça-feira (23/9), no processo movido pela esposa de Laudemir, em que pede o bloqueio de R$ 200 mil de Renê e da delegada Ana Paula Lamego Balbino, o juiz também deferiu o pedido da mulher. Segundo o magistrado, a concessão da tutela de urgência pretendida pela defesa da esposa da vítima, pressupõe a existência de elementos que evidenciam a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. “Os fortes indícios de autoria do crime pelo réu Renê, extraídos do inquérito policial, somados à plausível tese de culpa in vigilando da ré Ana Paula, que, na condição de delegada de polícia e proprietária da arma de fogo, possuía um dever qualificado de guarda sobre o armamento, formam um conjunto probatório suficiente para esta fase processual”. Afirmou o magistrado. O perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo é ainda mais evidente. A gravidade do ato ilícito e a alta probabilidade de uma condenação em valor expressivo criam um fundado e concreto receio de que os réus busquem ocultar ou dilapidar seu patrimônio para frustrar o cumprimento da futura sentença. Tal risco é agravado e tornado concreto pela informação de que a pesquisa de ativos financeiros via SISBAJUD, resultou em valores ínfimos, demonstrando que a garantia da pretensão por outros meios, como a constrição de veículos e imóveis, é medida urgente e indispensável para assegurar a efetividade da jurisdição”, confirmou a autoridade judicial.
Caso da Advogada executada em BH: Polícia pericia carro incendiado em Venda Nova.

Polícia ainda investiga a motivação. O possível carro usado na execução da advogada criminalista Kamila Cristina Rodrigues dos Santos, de 32 anos, foi achado incendiado nesta terça-feira (23), no bairro Juliana, região Norte de Belo Horizonte. De acordo com o tenente Luís Alberto, do Batalhão de Polícia de Guardas, testemunhas desconfiaram da movimentação de dois veículos em uma rua sem saída, com intenção de “desovar” os carros. Pouco depois, ouviram um barulho e perceberam que um dos carros havia sido incendiado em uma trilha da região. “Conseguimos identificar a placa, apesar dos danos. O modelo e a cor coincidem, e a dinâmica leva a crer que esse veículo foi utilizado no homicídio”, afirmou o militar. O crime aconteceu ontem (22/09), no bairro Ermelinda, região Noroeste de Belo Horizonte. O corpo de advogada será velado a partir das 11h desta terça-feira (23), no Cemitério da Paz, no bairro Caiçara, onde também ocorrerá o sepultamento, às 14h. A motivação do crime ainda é incerta. Recentemente nas redes sociais, a advogada divulgou um vídeo no qual dizia estar “em guerra”. Uma mulher citada por ela na gravação já foi ouvida de forma informal pela Polícia Civil, (PCMG).
Execução: Advogada criminalista é assassinada com 20 tiros.

Polícia investiga o caso. A advogada criminalista Kamila Cristina Rodrigues dos Santos foi morta a tiros na manhã desta segunda-feira (22), na rua Otaviana Fabri, no bairro Ermelinda, região Noroeste da cidade. A vítima teria sido atingida por ao menos 20 disparos de arma de fogo. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. A Polícia Militar (PMMG), disse que o crime ocorreu na rua onde a vítima morava. No local, os militares encontraram cerca de dez cápsulas de pistola próximas ao corpo. Testemunhas disseram que os suspeitos estavam em um veículo modelo Kia Cerato prata. O carro deixou o local em direção à marginal do Anel Rodoviário. Conforme informações publicadas em um perfil em sua rede social, Kamila atuava como advogada desde 2019, nas áreas de Direito Civil, Família, Trabalhista e Criminal.
Damião em coletiva diz que ruptura entre União e governo não muda relação com Lula.

Prefeito participou de cerimônia, neste sábado (20), para entrega de documentação habitacional para 566 famílias. O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), rejeitou uma possível ruptura na relação com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a saída do União Brasil do Palácio do Planalto. O chefe do Executivo municipal comentou sobre o assunto na manhã deste sábado (20), durante uma cerimônia de entrega de documentação de imóveis a 566 famílias do bairro Novo Aarão Reis, na região Norte da cidade. Na sexta-feira (19), o ministro do Turismo, Celso Sabino, comunicou a Lula que deixará a pasta após dois anos. Ele foi “forçado”, assim como outros filiados, pela cúpula do União a deixar cargos no governo. Esse movimento marca o início do desembarque da sigla e sua oposição à gestão petista. Questionado sobre os momentos tensos na capital federal, Damião garantiu que manterá as relações com o Planalto. “A minha relação com o presidente Lula é republicana. Assim como tenho relação com ele, também tenho com Zema. Eu sou prefeito de Belo Horizonte, preciso manter relações com todos eles. Eu quero olhar para as pessoas da cidade, e isso não é uma questão partidária”, disse Álvaro. Desde agosto, o prefeito de BH e o presidente já se encontraram em três ocasiões, sendo a última vez nesta semana, quando os dois assinaram um convênio que prevê R$ 742 milhões para obras de saneamento e aquisição de ônibus elétricos, menos poluentes para a capital mineira. Durante o encontro, inclusive, Lula garantiu apoio à BH. Álvaro Damião ainda fez uma crítica indiretamente, ao ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil (PDT). O ex-presidente do Atlético tinha uma ruptura pública com o governador Romeu Zema (Novo) e mantinha críticas duras ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo durante e após a fase aguda da pandemia de Covid-19. “Quem é prefeito faz relação com o governador, com o presidente da República, independentemente do partido do presidente ou do governador. Belo Horizonte sofreu muito nos últimos anos por fazer diferente. O que Belo Horizonte fazia? O governador não conversava com o prefeito, o prefeito não conversava com o presidente, o presidente não conversava com o governador. Cadê o metrô até a sua casa? Não tem. Cadê ônibus de qualidade? Também não tem. Agora, você vai ter, inclusive ônibus elétricos. Sabe por quê? Porque o prefeito conversa com o presidente da República”, disparou Damião.
Mulher é morta após deixar filhos no ponto do escolar; vizinha é presa em MG.

O fato aconteceu em Matozinhos. Uma mulher de 34 anos, identificada como Carolina Hellem Soares Barbosa, foi assassinada a tiros nessa quinta-feira (18) no povoado Vale das Roseiras, zona rural de Matozinhos, na Região Metropolitana. A principal suspeita desse homicídio é a vizinha dela, de 34, presa em flagrante junto com o companheiro, de 39. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), Carolina havia acabado de deixar os filhos no ponto do ônibus escolar, quando levou vários tiros. Ela chegou a pedir socorro ao marido, que a levou até o posto de saúde da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Após o crime, a polícia fez buscas e encontrou o veículo já no município de Corinto, na Região Central do estado. O casal tentou escapar, mas acabou preso. Segundo informações repassadas aos policiais, Carolina e a suspeita tinham contendas antigas e já haviam se envolvido em brigas anteriores. A arma usada no crime ainda não foi localizada.
Venda de queijo supostamente contaminado aciona vigilância sanitária no Verdemar.

Ação foi realizada na última terça-feira (16). A Vigilância Sanitária de BH investiga a venda de queijo minas supostamente contaminado em unidades do supermercado Verdemar principalmente na região Centro-sul. Segundo a Prefeitura de BH, a ação é realizada desde a terça-feira (16) na capital após recomendação vinda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foram recolhidos cerca de 2,4 toneladas de queijos, vendidos como marca própria da rede de supermercados. A fabricação do laticínio foi suspensa após determinação do órgão federal. Uma bactéria de nome Listeria monocytogenes foi encontrada em algumas amostras de queijo. O ministério pediu o recolhimento imediato dos produtos e a Vigilância Sanitária Estadual auxiliou no cumprimento da determinação. “As ações ainda estão em andamento na capital”, informou a prefeitura, em nota. Listeria é responsável por casos de listeriose, infecção que provoca calafrios, febre, dores musculares, enjoo, vômito e diarreia.
Tremeu tudo: Abalo sísmico de 2,9 foi sentido em Contagem e cidades vizinhas.

Defesa Civil dá orientações sobre como agir em abalos sísmicos. Um novo abalo sísmico foi registrado em algumas cidades da Grande Belo Horizonte durante a madrugada desta quarta-feira (17). O tremor foi sentido nas cidades de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves. Segundo Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, Minas Gerais é um dos estados brasileiros com o maior número de abalos sísmicos. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns. Na verdade, o estado tem o maior número de abalos sísmicos registrados. A maioria desses tremores naturais ocorre devido às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou. O Abalo de maior impacto foi sentido no bairro Cabral, em Contagem, por volta das 2h40”. O último tremor registrado em Minas ocorreu em Sete Lagoas, na Região Central do estado. O abalo a época foi de 2.0 na escala Richter e aconteceu na madrugada de quinta-feira (11). Apesar do ocorrido, a Defesa Civil de Sete Lagoas, não recebeu registros de danos estruturais, e ninguém ficou ferido. De acordo com o sismólogo, novos equipamentos de monitoramento sísmico chegaram a Sete Lagoas no último dia 3. Segundo a Prefeitura local, essa tecnologia avancada, permitirá investigar com maior precisão as causas dos tremores registrados no município.
Copasa: Corpo de funcionário é encontrado em reservatório de água.

Colegas deram falta do companheiro em inspeção de tanques em Divinópolis. Na madrugada desta terça-feira (16), o corpo de um funcionário de 57 anos da Copasa foi localizado dentro de um reservatório de água no bairro Interlagos, em Divinópolis, MG. Dois funcionários sentiram a falta do colega e começaram a procurar pelo homem. A dupla realizou a inspeção de rotina, mas não encontrou o colega. Sendo assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado. O homem foi encontrado pela corporação em uma estação de distribuição de água, mas a remoção do corpo só ocorreu por volta das 7h. Segundo o Corpo de Bombeiros, pertences da vítima foram localizados pela equipe de busca no alto do reservatório, o que indica a possibilidade de queda acidental. A perícia da Polícia Civil foi acionada. Por meio de nota, a Copasa manifestou profundo pesar pela morte do colaborador. Ele caiu enquanto realizava a inspeção em um dos reservatórios. “Neste momento de profunda dor, que traz grande comoção a todos, a Companhia se dedica a prestar toda a assistência possível à família. A Copasa está junto às autoridades nas investigações das circunstâncias da ocorrência e, prezando pela transparência, atualizará as informações ao longo do dia e no decorrer das apurações”, disse a Copasa.
Homem morre baleado por engano na região Nordeste de BH.

Alvo dos disparos seria uma moça de 18 anos, que foi baleada e socorrida para o hospital. Um homem de aproximadamente 18 anos morreu baleado na noite desse sábado (13) em frente a uma padaria, no bairro Maria Goretti, região Nordeste de Belo Horizonte. A vítima teria sido atingida por engano, após dois suspeitos tentarem matar uma mulher também de 18 anos, que foi baleada e socorrida para o hospital. Segundo a Polícia Militar (PMMG), a namorada da mulher, alvo dos disparos, contou que estava no estabelecimento junto com a sua companheira minutos antes do ataque. Em seguida, após entrar em uma residência próxima, ouviu os disparos. Ao sair, viu a companheira e o jovem feridos. A mulher foi socorrida para o Hospital João XXIII com um disparo que pegou de raspão no queixo , foi atendida e não corre risco de morte. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime. A perícia da Polícia Civil (PCMG) foi acionada e verificou que o jovem foi atingido por um disparo na cabeça e três no tórax.