Motorista surta, joga carro do viaduto e fere 2 na grande BH.

Mulher e filho ficaram feridos após o acidente e foram levados ao Hospital João XXIII. A passageira de um carro de aplicativo que se acidentou em Contagem, na Grande BH, foi ao Instituto Médico Legal (IML) para passar por exame de corpo de delito nesta sexta-feira (10). O acidente de trânsito aconteceu na noite de terça-feira (7). O automóvel saiu da Avenida Tito Fulgêncio, no bairro Vila São Paulo, em Contagem e caiu na Avenida Tereza Cristina. A passageira Ana Luiza Mendes dos Santos, de 26 anos, estava no veículo com o filho, de 7. O motorista era Henrique dos Santos Mendes, de 27. Motorista ‘jogou o carro’ do viaduto, diz passageira. Ana Luiza em depoimento, relatou que, Henrique “jogou o carro” do viaduto após surtar. Ela e o filho embarcaram no bairro Cabana do Pai Tomás, na regional Oeste de Belo Horizonte, e tinham como destino o Via Shopping, no Barreiro, onde encontrariam o pai da criança. A mulher contou que percebeu que o motorista discutia com a namorada por mensagem de texto. Quando ligou para o marido para dizer que estava chegando no destino, o motorista surtou. “Ele começou a socar a cabeça dele”. Ana Luiza disse para parar o veículo, mas o homem “pegou a direção toda e jogou sentido o capotamento”. Após o acidente de trânsito, ela contou que foi agredida: “Dentro do carro, ele me socou, puxou meu pé e não me deixou sair”.“Eu consegui sair. Na hora que saí, ele começou a rodar a rua toda correndo. Ele correu a rua toda. Deus livrou. Deus colocou a mão, me guardou, guardou meu filho e guardou ele também, né?”, disse.A vítima afirmou que a família está “com o psicológico muito abalado” por conta do episódio e tem medo de utilizar o serviço de corridas por aplicativo. Posição oficial da 99. “A 99 lamenta o ocorrido e informa que, assim que o relato foi registrado em sua Central de Segurança, uma equipe especializada foi mobilizada e busca contato com a passageira para prestar acolhimento e orientar sobre acionamento do seguro, que inclui suporte para despesas médicas e apoio psicológico. A empresa está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação, se necessário”.
Projeto de lei sobre Internação involuntária de dependentes químicos avança na Câmara Municipal.

Proposta, de autoria do vereador Bráulio Lara (Novo), recebeu 27 votos favoráveis. A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou nesta quinta-feira (9), o Projeto de Lei 174/2025, que regulamenta a internação involuntária de dependentes químicos na capital. A proposta, de autoria do vereador Bráulio Lara (Novo), recebeu 27 votos favoráveis e 10 contrários e foi aprovado em 1o turno. O texto estabelece que o tratamento deverá ocorrer dentro da rede de saúde, com prioridade para o atendimento ambulatorial. No entanto, abre espaço para internações em hospitais gerais e unidades de saúde. Segundo o vereador Lara, a medida busca oferecer alternativas para dependentes em situação de vulnerabilidade, inclusive entre a população em situação de rua. A internação poderá ser voluntária, quando houver consentimento do paciente, ou involuntária, a pedido de familiares ou responsáveis legais. Na ausência destes, servidores da saúde, da assistência social ou ligados ao Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas poderão requisitar o procedimento. O projeto recebeu emendas que modificam pontos centrais do original. A Comissão de Legislação e Justiça incluiu a exigência de esgotar opções ambulatoriais antes da internação e limitou o prazo a 90 dias, conforme a Lei 11.343/2006.
Nova Lima tem a maior renda per capita do Brasil.

Região do Vila da Serra é uma das mais valorizadas de Nova Lima. Nova Lima, na região metropolitana de BH, se destacou no último senso por apresentar a maior renda domiciliar per capita do país, com um valor mensal de R$ 4.300, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade, com 111,7 mil habitantes, é conhecida pelos seus condomínios de luxo e pela forte ligação histórica com a mineração. Especialistas do IBGE ressaltam que a proximidade de Nova Lima com a capital atrai famílias de renda mais alta que buscam uma vida próxima à capital mineira, mas em um ambiente com menos agitação urbana. André Simões, analista do IBGE, comentou: “Nova Lima é muito próxima de Belo Horizonte. Tem uma classe média ou mais alta que recebe remunerações maiores e que vive muito em condomínios”. O censo revelou que 24,9% da população de Nova Lima reside em domicílios com dez cômodos ou mais, a maior proporção no país em 2022. Além disso, a cidade liderou o ranking de rendimento médio exclusivamente do trabalho, com R$ 6.929 mensais para a população ocupada com 14 anos ou mais, seguida por São Caetano do Sul (SP), com R$ 6.167. A menor renda domiciliar per capita do Brasil ficou com a cidade de Uiramutã, em Roraima, com uma renda per capita de R$ 289 reais por habitante.Fonte: Site, Jornal O Tempo.
Caminhão que trafegar na faixa da esquerda no Anel Rodoviário de BH vai ser multado, diz prefeito de BH.

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o programa ‘Muralha BH’. A prefeitura de Belo Horizonte lançou ‘Muralha BH’, com o objetivo de mais que dobrar sua rede de vigilância por câmeras na capital mineira. O projeto prevê a instalação de mais de 12 mil aparelhos inteligentes por toda a Belo Horizonte, equipados com tecnologias de reconhecimento facial e leitura de placas (LPR). Uma das novidades é que o Anel Rodoviário de BH, agora sob gestão da PBH, vai ser fiscalizado de ponta a ponta e caminhão que trafegar pela faixa da esquerda vão ser multados, alerta o prefeito Álvaro Damião do (União Brasil). Um dos principais focos do programa é o Anel Rodoviário de BH. A via terá seu monitoramento drasticamente ampliado. Serão instaladas 179 câmeras em 27 pontos escolhidos para garantir o monitoramento de toda a via. “Ninguém vai passar pelo Anel sem ser identificado”, afirma Damião. A medida de destaque para o Anel Rodoviário é a fiscalização severa dos caminhões que insistem em trafegar pela faixa da esquerda. O prefeito afirmou que, se um caminhão for flagrado na faixa da esquerda, “vai ser multado de ponta a ponta no Anel”. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece em seu artigo 29 que “quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade”. Uma das vias mais acessadas da capital ficou conhecida pelos vários acidente que ocorreram e ainda ocorrem neste trecho. O monitoramento do Anel também será usado para coibir e multar motociclistas que tentarem trafegar pelas passarelas destinadas aos pedestres.
Caso metanol: Mulher é internada em BH com suspeita de intoxicação por metanol.

Paciente de 48 anos consumiu bebida alcoólica. Uma mulher de 48 anos, moradora de Belo Horizonte, está internada com suspeita de intoxicação por metanol após consumir um tipo de bebida destilada. O caso é investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que confirmou a notificação nesta terça-feira (7). De acordo com a pasta, a notificação foi feita nesta segunda-feira (6) ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância sanitária e Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas). A paciente está em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital mineira. Outro caso, registrado em Poços de Caldas, foi descartado, também nesta segunda. A Secretaria de Saúde informou que amostras do material coletado serão enviadas para análise na Polícia Científica de Minas Gerais, conforme protocolo estabelecido pelo estado, e que os resultados devem orientar as próximas etapas da investigação. “O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) segue disponível 24 horas para orientações técnicas e assistência em casos de intoxicação”, diz um trecho da nota. Fonte: Site Rádio Itatiaia. “
Entregador é morto com tiros na cabeça na Grande BH.

Antes de sair para trabalhar a vítima chorou sem explicação. Um entregador de 40 anos foi assassinado na noite deste domingo (5) no bairro Sapucaias, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem foi atingido por quatro tiros na cabeça e outros três no ombro. Os autores, dois homens em uma motocicleta, fugiram e ainda não foram localizados. Testemunhas relataram ter ouvido entre cinco e sete disparos. O atirador seria um homem magro, de cerca de 1,70 metro de altura, que usava um bolsão de entregas. A moto da vítima ficou parada no meio da rua com o motor ligado, que foi desligado por moradores. Uma pochete com dois celulares e documentos pessoais da vítima não foi encontrada. A companheira do entregador, localizada em Ibirité, foi informada sobre o crime pela Polícia Militar. Em depoimento, ela contou que o companheiro trabalhava como entregador de gás durante o dia e fazia corridas por aplicativo à noite. Segundo ela, no domingo, antes de sair de casa, o homem chorou, mas ela associou o comportamento à depressão e à ansiedade que ele enfrentava. A mulher também relatou que, na terça-feira anterior, o entregador chegou em casa assustado, dizendo ter sido seguido por dois homens em uma moto. Na época, ela não deu importância, achando que se tratava de um episódio de ansiedade. Segundo o relato, ele chegou a afirmar que “já estava morto” e fez publicações nas redes sociais com teor de despedida. A vítima atravessava por dificuldades financeiras. Em maio, chegou a ter um mandado de prisão expedido por pensão alimentícia, mas conseguiu fazer um acordo de R$ 23 mil.
Projeto da tarifa zero foi derrubada na Câmara de Belo Horizonte.

Projeto que não tinha aval da prefeitura foi derrubado. A maioria dos vereadores de Belo Horizonte votou contra o projeto que cria a Tarifa Zero para acesso ao transporte público na capital. Sem apoio da base do prefeito Álvaro Damião (União), a proposta acabou rejeitada por 10 votos a favor e 30 contra. A vereadora Iza Lourença (PSOL), que propôs o texto, já convocou uma manifestação para domingo, em Belo Horizonte. “Muitas vitórias começam com derrotas. Será este o caso”, afirmou. O projeto do “Tarifa Zero”, que prevê gratuidade para as linhas dos ônibus municipais de Belo Horizonte, começou os seus trâmites em fevereiro de 2025. A proposta passou pelas comissões da Casa com ressalvas e na última comissão, de Orçamento e Finanças, acabou não tendo um parecer final por desacordo entre os vereadores. O executivo resiste à proposta alegando que não tem recursos para ampliar o subsídio dado às empresas de ônibus para manter o sistema, atualmente na casa dos R$ 700 milhões anuais. Os defensores da proposta afirmam que o valor gasto pela prefeitura já é muito elevado e não tem evitado o aumento de passagens ou resultado em melhoria efetiva dos serviços. O custo total do transporte de passageiros, de acordo com a administração municipal, gira em torno de R$ 1,8 bilhão por ano. A expectativa dos organizadores do movimento Tarifa Zero em Belo Horizonte, é que este valor chegue a R$ 2,1 bilhões pelo aumento de demanda provocado pela gratuidade ampla no transporte público, o que significaria um aporte extra de R$1,4 bilhão em relação aquilo que a prefeitura já coloca no transporte municipal. Para cobrir a diferença, o projeto propõe a criação de uma taxa que seria cobrada das empresas em substituição ao vale-transporte. Conforme os apoiadores da proposta, o valor do vale transporte na cidade seria zerado e as empresas com mais de 10 funcionários teriam que pagar uma taxa referente ao transporte de cada funcionário
Administração do Metrô se pronuncia aos furtos dentro de estações e fala que maior incidência é com o patrimônio.

Após Sejusp divulgar um aumento de 83% nas ocorrências nas estações, concessionária se pronuncia. Após a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) divulgar dados que apontavam para um aumento de 83% no número dos furtos acontecidos em estações do metrô de Belo Horizonte, a Metrô BH, concessionária que administra o transporte, contestou a estatística. Segundo a empresa, 31 dos 55 registros nos sete primeiros meses de 2025 são referentes a furtos de cabos de cobres e equipamentos de iluminação nos acessos às estações. A concessionária não soube informar sobre os outros 24 registros. Segundo o gerente de operações da Metrô BH, Franklin Ferreira, foi realizada uma reunião com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) solicitando apoio nas imediações das estações. “Realizamos uma reunião em março de 2025 com o comando geral da Polícia Militar para tratar dos roubos de cabo, registrados nos boletins de ocorrência do Metrô BH. Registramos boletins de ocorrência de todos os furtos de cabo ao longo da via. Levamos essas informações à direção da PM, destacando as áreas de maior incidência desses furtos”, apontou. Ele também destacou um aumento na segurança, principalmente em localidades onde há maior registro desse tipo de crime. “Aumentamos o número de seguranças nas regiões onde havia mais furtos de cabos, visando mitigar esses crimes em locais específicos”, contou Ferreira. Franklin ainda pontuou que, houve ampliação no número de câmeras monitoradas pelo centro de controle operacional da concessionária. “Temos segurança em todas as estações durante o horário de funcionamento e, também, quando estão fechadas. Todas as estações estão protegidas. Houve aumento no número de câmeras ao longo da via. O monitoramento é feito pelo nosso centro de controle operacional, com o objetivo de mitigar esse tipo de ocorrência”.O gerente reforçou ainda que não houve registros ou relatos de usuários sobre furtos no interior das estações. “Não tivemos registro de incidentes dentro das estações ou nos trens solicitando intervenção ou reclamação por parte dos usuários”, explicou.
Homem é preso por divulgar ‘X vídeos’ e tadalafila em carro no interior de MG.

Rapaz foi preso em Paracatu, interior de Minas. Um homem de 37 anos, natural do Maranhão, foi preso em Paracatu, no Noroeste mineiro, por ato obsceno. O caso foi registrado pela Polícia Militar (PMMG) na noite desse domingo (28) após reclamações de moradores. O carro que o homem guiava, havia anúncio do “X Vídeos”, um site de pornografia, além do remédio tadalafila, usado para a impotência sexual. A Polícia Militar fazia ronda no centro da cidade quando se deparou com o veículo que tinha diversos adesivos de publicidade do site. “No veículo, em ambas as laterais, existiam inscrições ostensivas, cobrindo toda a lataria com os dizeres ‘x vídeos o melhor site pornô grátis. Nas partes laterais traseiras do veículo ainda constava a inscrição tadalafila genérico 20mg, remetendo a suposto medicamento utilizado para impotência sexual. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o veículo foi visto na cidade desde a noite de sábado. A população passou a reclamar do veículo com a polícia, uma vez que o carro estava estacionado perto de praça da cidade com lanchonetes, parques infantis, entre outros pontos, submetendo crianças e adolescentes a publicidade de conteúdo pornográfico. O cidadão foi detido e não quis explicar o motivo pelo qual adesivou o carro com os conteúdos adultos. Ele disse apenas que havia retirado o carro recentemente após um leilão de um pátio do Detran no Distrito Federal e que o veículo saiu de lá com as propagandas.
Homem rouba caminhão, tenta atropelar policial, mas consegue ser preso em Contagem, na Grande BH.

Caso ocorreu na noite de sexta-feira (26). Um homem, de 28 anos, foi preso na noite desta sexta-feira (26) após tentar roubar um caminhão no bairro Parque Xangrilá, em Contagem, na Grande BH. O indivíduo tentou fugir com o veículo e atropelar dois policiais militares. Imagens da câmera de segurança próximo ao local registraram a ação. Durante a tentativa de fuga e atropelamento, os policiais militares atiraram contra o caminhão. Um cerco bloqueio foi realizado, o veículo foi apreendido e o indivíduo foi detido.