Privatização Copasa: Votação na madrugada abre caminho para aprovação do projeto.

Retirada de referendo popular para autorizar a venda avançou na madrugada desta sexta-feira. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na madrugada desta sexta-feira (24), um passo importante para tentar a viabilização da privatização da Copasa. Por 52 votos a 18 e após mais de dez horas de reunião, a base do governador Romeu Zema (Novo) aprovou em primeiro turno a derrubada da exigência de um referendo popular para autorizar a venda da companhia de saneamento. Agora a votação irá para o plenário. Na última quinta-feira (23), o debate sobre a venda da Copasa começou na Assembleia Legislativa logo pela manhã e se estendeu até a madrugada de sexta, com mais de 18 horas de movimentação de deputados, servidores da companhia e sindicalistas nos corredores da Casa. Às 10h, a mesa diretora da Casa acatou um pedido da oposição para cancelar uma das reuniões pregressas do debate da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023, o que obrigou o adiamento da votação para as 18h do mesmo dia. Após obstrução da mesa pela oposição, o presidente da Casa, Tadeu Martins Leite (MDB) marcou reuniões extraordinárias para debater o texto às 0h01, 06h e 12h. Para aprovar a PEC eram necessários 48 votos, a base de Zema conseguiu 52. O texto quer alterar a Constituição de Minas Gerais, que hoje prevê que as estatais de gás natural, energia elétrica e saneamento só podem ser privatizadas com a autorização da maioria dos eleitores mineiros via realização de referendo popular.

Assembléia atende oposição e tira a validade da reunião sobre privatização da Copasa.

Tadeu Martins Leite (MDB), leu em plenário na manhã desta quinta-feira (23), a decisão sobre o adiantamento. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), acatou o pedido feito pelos opositores do governador Romeu Zema (Novo) na Casa e anulou a reunião plenária realizada na noite dessa quarta-feira (22), que discutiu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para retirar a obrigatoriedade de referendo popular para privatização da Copasa. A decisão foi lida na manhã desta quinta (23) pelo segundo vice-presidente da Assembleia, Duarte Bechir (PSD). Após a leitura, a reunião foi encerrada. São necessários seis encontros regimentais para votação da PEC. Com a anulação do encontro anterior, o de hoje foi o quinto na contagem. Assim, os parlamentares se reúnem novamente às 14h e, em reunião extraordinária às 18h, há a expectativa de que o texto seja votado.O pedido de anulação foi protocolado pelo deputado Ulysses Gomes (PT), líder da oposição na Casa. Conforme o parlamentar, houve um erro no procedimento de abertura da reunião, o que, em sua avaliação, tornaria todos os atos do encontro nulos. A alegação foi que os trabalhos foram abertos pelo líder da maioria, deputado Roberto Andrade (PRD), o que seria vedado pelo regimento interno da Casa. “O deputado ocupou a presidência da Casa, abriu os trabalhos do plenário, designou como secretário para leitura da ata da reunião anterior o deputado Zé Laviola e, posteriormente, ainda na condição de presidente, passou a direção dos trabalhos para o deputado Zé Guilherme. Argumentou o parlamentar. Na decisão lida em plenário, o presidente da Assembleia, Tadeu Leite, ponderou que, no horário marcado para a reunião, 14h – havia quórum suficiente, de mais de 50 deputados, e, por isso, o encontro deveria necessariamente ser aberto.

Casal de idosos morrem afogados na Lagoa da Pampulha.

Marido tentou salvar a esposa. Os corpos de dois idosos foram encontrados boiando na Lagoa da Pampulha, próximo ao bairro Bandeirantes, nesta terça-feira (21), em BH. O Corpo de Bombeiros auxilia no trabalho de retirada dos corpos. De acordo com informações preliminares, o casal caminhava pelo local quando a mulher caiu na lagoa. O marido tentou ajudá-la, mas não conseguiu e ambos morreram. A filha do casal chegou ao local em prantos. As vítimas foram identificadas como Milton Custodio Gonzaga, de 66 anos, e Maria das Graças Gonzaga, 64, moradores de Contagem, na grande BH. Segundo o filho do casal, os dois cuidavam da mãe da mulher que faleceu, uma idosa de quase 100 anos, que ainda não foi avisada que a filha morreu. A idosa já perdeu três filhos neste ano.

Homem pula de prédio após incêndio no Padre Eustáquio.

Vítima foi resgatada pelos bombeiros. Um incêndio destruiu parte de uma loja de pneus na manhã desta segunda-feira (20), no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste da capital. Um funcionário do estabelecimento acabou encurralado pelas chamas e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O fogo começou por volta das 9h30 no terceiro andar do imóvel. Segundo os bombeiros, dois pneus estavam encostados em uma chaminé de aço galvanizado e, pela condução do calor da estrutura, ambos acabaram se incendiando. A chama se espalhou para outros materiais no ambiente, provocando um grande volume de fumaça. O fogo acabou bloqueando as escadas, único ponto de acesso ao andar, encurralando o funcionário que estava fazendo um serviço naquele andar. Sem ter por onde sair, o homem pulou pela janela e se abrigou na marquise, onde foi resgatado pelos militares com o uso de uma escada. Ele foi atendido e recusou ser conduzido ao hospital. Felizmente, ninguém se feriu.

Bar Bolão se despede do seu ponto tradicional em Santa Tereza após mais de meio século de funcionamento.

Pelas redes sociais, os proprietários fizeram o comunicado. O Bar Bolão, um dos mais tradicionais bares de Belo Horizonte, anunciou que vai encerrar suas atividades no famoso casarão da Praça Duque de Caxias, bairro Santa Tereza, lugar onde fez a sua história com a população e muitas figuras da cultura pop mineira. Com 64 anos de história, sendo quase 55 no mesmo endereço, o Bolão se tornou ponto de encontro de gerações de belo-horizontinos, conhecido pelos pratos fartos, como o “Rochedão”, e seu maravilhoso “Espaguete a Bolonhesa” e claro, pela atmosfera boêmia que marcou a identidade gastronômica do bairro. Comunicado. “O Bolão Santa Tereza, com seus 64 anos de história e quase 55 no mesmo endereço, inicia agora uma nova fase, repleta de propósito e renovação. Em outubro, nos despedimos da Praça Duque de Caxias, onde vivemos momentos inesquecíveis e construímos memórias com gerações de belo-horizontinos. O espaço passará por reforma a pedido do proprietário, e nós seguimos firmes, buscando um novo lar para continuar a escrever essa história que é parte da própria história de Belo Horizonte. Será um novo local, um novo ambiente, mas com o mesmo sabor, a mesma essência, a mesma alma, autenticidade e tradição que sempre fizeram do Bolão um símbolo da cidade. Porque o Bolão não fecha, o Bolão renasce. Renasce com a força de quem carrega em cada prato, em cada riso e em cada encontro, a memória viva de 64 anos de história e afeto”. Afirma a proprietária.

Policial militar mata garota de programa em BH.

Suspeito aparece perdido no condomínio da vítima na Região Noroeste de BH. Imagens das câmeras de segurança de um condomínio registraram os momentos após um policial militar da reserva matar uma garota de programa, de 42 anos, em um apartamento localizado no bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (16). Nas imagens é possível ver que o policial permaneceu cerca de 15 minutos no local. Ele aparece com uma camisa laranja entrando no local da moça por volta das 16h01, enquanto mexe no celular. Na sequência, ouve-se um disparo de arma de fogo. Logo depois, o suspeito aparece perdido dentro do condomínio. Em seguida, consegue encontrar a saída e deixa o local com a ajuda de uma moradora. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima foi encontrada dentro do apartamento com um disparo de arma de fogo no nariz, com saída pela nuca. A perícia da Polícia Civil (PC) confirmou que documentos do policial foram encontrados próximos ao corpo. Ainda segundo a polícia, ao chegarem ao condomínio, encontraram o tenente reformado bastante nervoso, com uma pistola calibre.380 na cintura. Muito agitado, o agressor continuava a gritar que não seria preso. Ele só foi contido e colocado na viatura após se recusar a prestar qualquer informação sobre o estado da vítima. Antes de entrar na viatura, afirmou: “fiz merd*”. Motivação. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o homem disse que teria contratado os serviços sexuais da vítima pela internet, e o suspeito teria desistido do programa e que durante uma discussão, a mulher tentou tomar sua arma, momento em que o disparo teria acontecido de forma acidental.

Mãe mata filho de 9 anos no Barreiro.

Em relato mãe fala que “passou do ponto”. A mãe e o padrasto de um menino de 9 anos foram presos nessa quarta-feira (15) depois de a mulher, de 24 anos, confessar ter matado o próprio filho na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PMMG), a mãe afirmou ter agredido a criança com chineladas e tapas na região do abdômen e das costas e que “passou do ponto”, além de estar sob o efeito de cocaína no momento. A criança deu entrada no Hospital Júlia Kubitschek, no bairro Milionários, na Região do Barreiro, em 23 de agosto. A mãe e o padrasto disseram ao hospital que a criança havia sofrido um acidente na escola e machucado uma das pernas. Mas a vítima tinha machucados no abdômen, no nariz e ferimentos internos. O garoto veio a óbito no hospital. Segundo análise da investigação, na versão do padrasto, de 39 anos, ele estava em casa no momento em que a criança voltou do hospital , mas não presenciou qualquer agressão. A mãe sustentou que ele havia saído de casa nesse período. A contradição evidencia tentativa de manipulação dos fatos e obstrução da investigação, além de indicar possível coautoria ou omissão relevante. Foi uma denúncia anônima que informou que durante a noite anterior à morte, ouviram-se gritos de socorro da criança, e que a mãe e o padrasto são usuários de drogas e agrediam com frequência o menino. No mesmo documento, consta que a médica da UPA Barreiro também levantou suspeita de agressão pela incompatibilidade entre o quadro clínico apresentado e o relato dos familiares. O casal está preso e a prisão pode ser prorrogada.

Queda de postes e curto-circuito, marcaram manhã no bairro Estoril.

Carreta derruba postes e causa o caos na Barão Homem de Melo. Vídeo registrado na avenida Barão Homem de Melo, no Estoril, em BH, mostra o momento em que um transformador de energia explode na manhã desta quarta-feira (15). Informações iniciais dão conta de que um caminhão teria passado pelo local e puxado fios, derrubando três postes. O Corpo de Bombeiros, agentes da Cemig e policiais militares se mobilizam no local devido o risco de choque. O incidente ocorreu perto da rotatória com a avenida Mário Werneck e o trânsito está bloqueado no sentido bairro na Barão Homem de Melo, no cruzamento com a Raja Gabaglia. Por volta das 11h50, a BH Mobilidade informou que a Av Barão Homem de Melo seguia totalmente interditada entre a Av Mário Werneck e a Av Raja Gabaglia em função da queda de postes. Retenção nas vias do entorno (Raja Gabaglia, Mário Werneck, Barão Homem de Melo, José Rodrigues Pereira). A última atualização às 15 hrs, dão conta que o trânsito começa a ser liberado no local.

Marília pressionou e nova estação do metrô terá passarela de acesso aos usuários.

A promessa foi feita durante visita da prefeita ao canteiro de obras na manhã desta terça-feira (14). Após a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), ameaçar barrar a operação da Estação Novo Eldorado, com previsão de inauguração em janeiro de 2026, caso não fosse construída uma passarela no local, a Metrô BH garantiu que a estrutura para pedestre será erguida até o início das operações. A promessa foi feita durante visita da prefeita ao canteiro de obras na manhã desta terça-feira (14). “A previsão inicial era entregar a estação em março de 2026, mas o estado solicitou e antecipamos para janeiro. Então em dezembro terminamos a parte de estrutura da obra e em janeiro começamos a parte de testes de sistemas e dos trens, que já virão até estação para a fase de testes e até o final de janeiro já entramos em operação”, garantiu o presidente da concessionária do Metrô BH, Cláudio Andrade. Marília Campos ameaçou interromper o funcionamento da estação caso não fosse construída uma passarela de acesso para ligar os bairros Eldorado ao Água Branca. Em vídeo, Marília ameaçou negar a licença para início das operações caso a concessionária não realizasse as obras. Após o aviso, a empresa teria dado início a uma força-tarefa nos bastidores para garantir a formação da estrutura de travessia de pedestres, iniciando a construção de colunas de sustentação para passarela. As obras foram exibidas para a prefeita durante visita nesta terça. Ao fim da vistoria, Marília garantiu que o imbróglio foi resolvido.

Granizo: Alerta do Inmet para várias cidades de Minas.

Incluindo Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Quase 150 cidades de Minas estão sob alerta laranja de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (13). O comunicado vale até as 10h desta terça (14) e pode ser renovado a qualquer momento. Estão na lista cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes. O Inmet alerta para a possibilidade de pancadas entre 30 e 100 mm, além de ventanias de 60 a 100 km/h. Há risco de falta de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Instruções do Inmet: Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; Veja a lista: Água Comprida Aiuruoca Alagoa Albertina Andradas Andrelândia Arantina Arceburgo Baependi Bandeira do Sul Belmiro Braga Bias Fortes Bocaina de Minas Bom Jardim de Minas Bom Repouso Borda da Mata Botelhos Brazópolis Bueno Brandão Cabo Verde Cachoeira de Minas Caldas Camanducaia Cambuí Cambuquira Campanha Campestre Campina Verde Campo Florido Careaçu Carmo de Minas Carneirinho Carvalhópolis Carvalhos Caxambu Chácara Chiador Comendador Gomes Conceição das Alagoas Conceição das Pedras Conceição do Rio Verde Conceição dos Ouro Congonhal Consolação Cordislândia Córrego do Bom Jesus Cristina Cruzília Delfim Moreira Divisa Nova Dom Viçoso Elói Mendes Espírito Santo do Dourado Estiva Extrema Fortaleza de Minas Fronteira Frutal Gonçalves Guaranésia Guaxupé Heliodora Ibitiúra de Minas Inconfidentes Ipuiúna Itajubá Itamogi Itamonte Itanhandu Itapagipe Itapeva Iturama Jacuí Jacutinga Jesuânia Juiz de Fora Juruaia Lambari Liberdade Lima Duarte Limeira do Oeste Machado Mar de Espanha Maria da Fé Marmelópolis Matias Barbosa Minduri Monsenhor Paulo Monte Santo de Minas Monte Sião Munhoz Muzambinho Natércia Olaria Olímpio Noronha Ouro Fino Paraguaçu Paraisópolis Passa Quatro Passa Vinte Pedralva Pedro Teixeira Pequeri Pirajuba Piranguçu Piranguinho Planura Poço Fundo Poços de Caldas Pouso Alegre Pouso Alto Rio Preto Santa Bárbara do Monte Verde Santana do Deserto Santana do Garambéu Santa Rita de Caldas Santa Rita de Jacutinga Santa Rita do Sapucaí Santa Vitória São Francisco de Sales São Gonçalo do Sapucaí São João da Mata São José do Alegre São Lourenço São Pedro da União São Sebastião da Bela Vista São Sebastião do Paraíso São Sebastião do Rio Verde São Thomé das Letras São Tomás de Aquino São Vicente de Minas Sapucaí-Mirim Senador Amaral Senador José Bento Seritinga Serrania Serranos Silvianópolis Simão Soledade de Minas Tocos do Moji Toledo Silvianópolis Simão Pereira Soledade de Minas Tocos do Moji Toledo Três Corações Turvolândia União de Minas Varginha Virgínia Wenceslau Braz