Servidores do Governo de Minas irão receber o 13o salário em 12 de dezembro.

A confirmação foi feita por Romeu Zema. Os servidores do Governo de Minas Gerais, receberam a confirmação da data do pagamento do 13o salário. Será no dia 12 de dezembro, em parcela única. “Atenção servidores de Minas: o 13º salário será pago em parcela única no dia 12/12. Em 7 anos de gestão, esta é a 8ª vez que honramos esse compromisso”, afirma o governador na publicação. Este é o quinto ano consecutivo em que o Executivo estadual efetua o pagamento do abono de Natal sem atrasos ou parcelamentos, como ocorria em outras gestões. Desta vez, também será possível realizar o pagamento um pouco antes, graças ao bom equilíbrio das contas públicas – no ano passado, o benefício foi pago no dia 14 de dezembro. No total, o valor da folha de pagamento chega a mais de R$ 4,2 bilhões, sem encargos patronais, com base nos dados de outubro de 2025. São mais de 640 mil servidores (ativos e inativos) e 53 mil pensionistas beneficiados com a gratificação. Fonte: Site Agência Minas.

Árvore cai em cima de carro com uma pessoa dentro em Belo Horizonte.

Queda atingiu o lado do motorista, derrubou fios e deixou bairro sem luz. Uma árvore caiu sobre um carro na manhã desta terça-feira (18) no bairro Padre Eustáquio, na Região Noroeste de Belo Horizonte. O administrador Rodrigo Andrade, dono do veículo, sofreu ferimento leve no braço esquerdo. Rodrigo havia deixado a filha de 4 anos na escola e seguia pelo bairro quando o incidente aconteceu na Rua Anchieta. Segundo ele, a árvore caiu repentinamente. A queda provocou danos ao veículo e deixou fios energizados no chão, o que fez com que moradores da região ficassem sem energia elétrica durante a manhã. Um grupo de moradores já havia solicitado a supressão da árvore anteriormente, por perceberem risco de queda. A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) informou, por meio de nota, que a equipe da Gerência Regional de Manutenção Noroeste, juntamente com o Corpo de Bombeiros, vão realizar os trabalhos de corte de tronco e galhos e posterior desobstrução da via. “A Suzurb ainda esclarece que data de 2022 (31.00012136/2022-46) a última solicitação de vistoria para o exemplar de Cedro localizado na rua Anchieta, próxima à numeração 250, época em que foi autorizada e executada a poda do indivíduo arbóreo. Atualmente, não consta registro no BH Digital de solicitação de vistoria”, disse a autarquia em nota.

Previsão de chuvas intensas para 200 cidades mineiras neste fim de semana.

Há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h. Várias cidades mineiras poderão ter chuvas intensas nas próximas horas, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta amarelo, de perigo potencial, dura até o princípio da tarde deste sábado (15). Há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia, acompanhada de ventos com cerca de 40 a 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo. Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Polícia identifica suspeitos de agredir mulher trans na região da Savassi.

Alice morreu após ser espancada por funcionários de bar. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou dois suspeitos de terem participado do homicídio de Alice Martins Alves, de 33 anos, espancada no dia 23 de outubro após sair do bar Rei do Pastel, na Savassi. Os homens são funcionários de um estabelecimento, localizado na avenida do Contorno. A suspeita é de que o crime tenha sido motivado pela cobrança de uma conta de R$ 22 que Alice não teria pago e por transfobia, já que ela era uma mulher trans. O flagrante havia expirado e o inquérito policial está sendo montado. “No dia 23 de outubro, a Alice foi a esse bar, que ela já frequentava há algum tempo. Ela havia relatado, inclusive, que sentia preconceito por parte de algumas pessoas do local. No dia do crime, ela esteve no bar, consumiu bebidas alcoólicas, levantou-se e foi embora”, relata a delegada Iara França. No dia do crime, ela teria supostamente esquecido de pagar a conta, no valor de R$ 22, e, segundo as investigações, os dois funcionários saíram para cobrar o valor.“Ela já havia esquecido de pagar a conta em outra ocasião, mas sempre retornava e quitava depois. Era uma questão irrisória. Neste dia, saiu sem pagar, mas foi perseguida por dois funcionários e, já em um ponto afastado do bar, eles a intimidaram para que pagasse. Ela afirmou ter pago, mas eles iniciaram as agressões”, completou a delegada.O caso segue em investigação. Fonte: jornal O Tempo.

Funcionários da MGS podem ser demitidos em massa no final do ano.

Negociações estão acontecendo visando a busca de uma solução. Mais de 2 mil funcionários da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) que atuam pela rede municipal de ensino de Belo Horizonte tem a possibilidade de serem demitidos . A Secretaria Municipal de Educação (Smed) encaminhou um e-mail manifestando o interesse em não renovar alguns dos contratos a partir de 26 de dezembro, um dia após o Natal, e 30 de dezembro, às vésperas do Ano Novo. Em nota, a MGS informou que os seguintes contratos não serão mais renovados, conforme a manifestação da Smed: Oficial de Manutenção Escolar (Artífice), Operador de Equipamento Reprográfico (Mecanógrafo) e Servente Escolar. “Atualmente, esses contratos garantem a atuação de 2.250 profissionais dedicados às atividades de apoio e manutenção escolar”, diz trecho do posicionamento da empresa. A MGS afirmou que atua com “responsabilidade, compromisso e respeito” aos profissionais e ressaltou que eles “desempenham um papel essencial para o bom funcionamento das unidades escolares e para o atendimento eficiente da rede municipal de ensino”. Prefeitura de Belo Horizonte e MGS abriram negociações para amenizar o número de demissões e resolver a situação. Fonte: Jornal O Tempo.

Homem com mandado de prisão vai a delegacia e acaba sendo preso.

Ele tinha denúncias sobre roubo, furto e receptação de celulares. Um homem de 30 anos esteve em uma delegacia em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nessa quarta-feira (5), para fazer uma denúncia de calúnia e acabou preso por receptação. De acordo com a Polícia Civil, (PCMG), o homem compareceu à 2ª Delegacia de Polícia da cidade para fazer a denúncia. No momento da entrevista preliminar para finalizar a ocorrência, os policiais levantaram vários registros no nome dele por roubo, furto e receptação de celulares, em Belo Horizonte e região metropolitana. Ele ainda teria sido preso três vezes por tráfico de drogas. Diante desse cenário, os policiais pediram ao suspeito o número do Imei dos celulares que estavam com ele. Um deles tinha queixa de furto/roubo, e o homem foi preso. O aparelho foi apreendido e levado para a perícia. As investigações continuam.

BMW bate em poste em BH e deixa 3 pessoas feridas.

O acidente aconteceu na Avenida Tancredo Neves. Uma BMW bateu em um poste e ficou completamente destruída na madrugada deste sábado (1º), no bairro Paquetá, na região da Pampulha, em BH. O acidente ocorreu na Avenida Tancredo Neves esquina com Avenida Heráclito Mourão de Miranda. Ainda não se sabe a dinâmica do acidente. Três mulheres estavam no carro e se feriram. As três foram levadas ao Hospital Risoleta Neves, na região Norte da cidade. A Cemig informou que está no local para realizar a manutenção. Seis clientes ficaram sem energia, e a previsão é de que a manutenção da estrutura seja concluída ao longo do dia.

Prefeito de BH defende radares nas ruas: ‘Queremos mais segurança para motoristas e pedestres’.

Álvaro Damião diz que radares são para garantir a segurança de veículos e pedestres. O prefeito Álvaro Damião (União) afirmou que a instalação de novos radares em Belo Horizonte tem objetivo de aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Nesta quinta-feira (30), a prefeitura assinou portaria com 17 novos radares de velocidade. “Fazemos as mudanças de acordo com estudos sobre maneiras de preservar as vidas das pessoas. Alguns radares nós estamos apenas regularizando, o que já era para ter sido feito. Nossa intenção não é arrecadar, como alguns dizem. Nós não vamos arrecadar nada se as pessoas andarem na velocidade que cada via exige”, afirmou o prefeito. Há cerca de duas semanas, o vereador da oposição Pablo Almeida (PL) entrou com uma ação na Justiça questionando a prefeitura sobre a instalação de novos radares no Anel Rodoviário. “Nossa intenção é melhorar o trânsito. É melhor você manter 60 km/h e chegar com segurança e oferecer segurança para quem está caminhando por ali. Não adianta sair cortando, a 80 ou 90 km/h, e achar que vai chegar mais rápido. O radar é para isso, para dar mais segurança para os motoristas e pedestres”, complementa Damião.

Idosa morta brutalmente em Contagem. Novidades do caso até o momento.

A aposentada Eugênia Maria, de 66 anos, foi encontrada morta nessa segunda-feira (27). A idosa Eugênia Maria, de 66 anos, foi encontrada morta no quintal de uma casa no bairro Nova Contagem, em Contagem, na Região Metropolitana nessa segunda-feira (27). Ela havia resgatado o principal suspeito do crime, de 48 anos, que estava caído em uma calçada na rua VP2. O rapaz é conhecido da família, foi agredido por moradores da região e está internado em estado grave. Eugênia Maria estava desaparecida desde o último sábado (25), quando havia saído de casa para comprar carnes. Sem o retorno para casa da aposentada, os familiares começaram a espalhar cartazes, divulgando o desaparecimento e pedindo informações, caso alguém tivesse visto algo. Em seguida, os familiares solicitaram a um conhecido as imagens do circuito de segurança, que mostraram Eugênia ajudando o principal suspeito caído na calçada. A vítima teria sido atraída por ele para dentro do imóvel e, depois disso, não foi vista deixando o local. Como o corpo foi encontrado? O corpo de Eugênia Maria foi encontrado por uma das filhas da idosa que, ao entrar na casa, encontrou o imóvel com manchas de sangue. Na sequência, ela percebeu que o corpo da mãe estava parcialmente coberto por terra enterrado em meia-cova. “A gente sempre via ele (o suspeito do crime). Cumprimentávamos na rua e jamais imaginávamos que ele teria a coragem de fazer essa crueldade com minha mãe”, desabafa Marcelina Santos, de 42 anos, que trabalha como cuidadora de idosos. Suspeito é agredido e se encontra em estado grave. Indignados com o crime supostamente cometido, vizinhos da idosa passaram a agredir o suspeito com pedras, telhas e tijolos. O grupo só parou porque pensou que ele havia morrido. O rapaz foi resgatado e levado para o Hospital Municipal de Contagem.

Homem tenta entrar com droga no ânus em penitenciária da grande BH.

Suspeito confessou que levava quatro porções de maconha. Um homem, que não teve a idade divulgada, foi detido nesse domingo (26) ao tentar visitar um preso no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de BH. Ele tentou acessar o presídio com maconha introduzida no ânus. Caso tivesse sucesso, ele receberia R$ 3.000. Durante procedimento de revista por meio do escâner corporal, os policiais penais perceberam uma imagem suspeita. O procedimento foi realizado novamente e, com o mesmo resultado suspeito, o visitante admitiu que levava droga introduzida no corpo. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o visitante, “por livre e espontânea vontade”, entregou aos policiais penais quatro porções de maconha, com peso aproximado de 266 gramas. A droga foi apreendida e encaminhada para a delegacia juntamente com o suspeito, que teve a prisão confirmada. Ele também teve o cadastro de visitante suspenso. Enquanto a Polícia Civil vai investigar as questões criminais relacionadas ao caso, a administração da Nelson Hungria instaurou procedimento interno para apurar a ocorrência. O preso que seria destinatário da droga será ouvido durante o procedimento e poderá sofrer sanções administrativas.