Passagem de ônibus em BH irá aumentar 8,7% a partir de janeiro.

O aumento foi confirmado pela Prefeitura. As tarifas dos sistemas de transporte coletivo convencional e suplementar de Belo Horizonte terão novos preços a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro. O reajuste foi oficializado pela Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (30). De acordo com a portaria publicada hoje, a tarifa principal das linhas convencionais terá uma alta de 8,7%, passando de R$ 5,75 para R$ 6,25 – R$ 0,50 mais cara. O novo valor entra em vigor à zero hora do dia 1º. Outras modalidades também sofrerão reajustes: as linhas circulares e alimentadoras sobem de R$ 5,50 para R$ 6, enquanto as linhas curtas passam de R$ 2,75 para R$ 3. Por outro lado, as vilas e favelas mantêm a gratuidade, assim como permanece em vigor o benefício da “catraca livre” aos domingos e feriados.
Moradores de BH e região sofrem com a falta d’água.

Ítem essencial para se refrescar no calor intenso Em meio à onda de calor e às temperaturas recordes, moradores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana enfrentam o desabastecimento de água. Sem o item básico para se refrescar em pleno verão, a população improvisa: alguns compram galões, outros deixam suas casas para buscar abrigo em bairros de familiares, enquanto muitos contam com a solidariedade de vizinhos. A professora Palowa Mendes, de 59 anos, moradora do bairro Casa Branca, na região Leste de Belo Horizonte, conta que durante duas semanas o abastecimento ocorre apenas pela madrugada. “Durante o dia não temos água. O reabastecimento só começa após as 23h e é interrompido a partir das 6h. Ligamos para a Copasa e dizem que estão em manutenção. Estamos vivendo no inferno, literalmente”, relata a professora. Palowa relata que precisa ficar acordada durante a madrugada para lavar louças e roupas. “Vivo com dois idosos, um deles com Alzheimer, e neste calor preciso trocar as roupas dele com frequência. O problema é que não temos água durante o dia. Nesta segunda-feira (29/12), terminei de lavar as roupas às 4h da manhã”, diz. Em nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disse que em relação ao bairro Casa Branca, a empresa informou que realiza uma manutenção emergencial na Avenida Santa Albertina e que a previsão de conclusão do trabalho é ainda na manhã desta segunda-feira (29/12). Sobre as reclamações de outros bairros, a companhia ainda não se posicionou. Fonte: Jornal O Tempo.
Grande BH tem alerta para pancadas de chuva, quais são os cuidados?

Apesar de alerta, onda de calor predomina. Mesmo em meio à onda de calor que mantém as temperaturas elevadas, Belo Horizonte e cidades da Região, podem registrar pancadas de chuva isoladas entre este sábado (27) e a manhã de domingo (28). Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros, acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 8h de domingo. Recomendações durante a chuva * Evite áreas de inundação e não trafegue por ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões. * Não atravesse vias alagadas nem permita que crianças brinquem em enxurradas ou perto de córregos. * Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.Redobre a atenção em áreas de encostas e morros. * Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Em caso de risco, acione a Cemig pelo telefone 116 ou a Defesa Civil pelo 199.
“Horário de férias” já não supre necessidade da população no transporte público em BH.

Vários usuários relataram problemas em diversos pontos da região metropolitana. Passageiros da Estação São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, relataram transtornos na manhã desta sexta-feira (26). As principais queixas envolvem a superlotação e o longo tempo de espera entre uma viagem e outra.De acordo com os usuários, a situação chegou ao extremo de pessoas serem prensadas contra as portas devido ao excesso de passageiros tentando embarcar ao mesmo tempo. O problema coincide com o início do quadro de horários de férias, que reduz a frequência das linhas. De acordo com os usuários, a situação chegou ao extremo de pessoas serem prensadas contra as portas devido ao excesso de passageiros tentando embarcar ao mesmo tempo. O problema coincide com o início do quadro de horários de férias, que reduz a frequência das linhas. Sandra Aguiar, de 62 anos, trabalha como babá no bairro Sion, em Belo Horizonte, e classificou como “loucura” o trajeto para o serviço. “A linha que uso todos os dias é a 410C (São Benedito/Belo Horizonte), que vai direto para o Centro. Lá, pego outro coletivo. Só que nesta sexta-feira tudo atrasou. Não tinha ônibus, a multidão era enorme e, na hora de entrar, foi uma muvuca”, relatou.”Fui esmagada e estou sentindo muita dor. Saí de casa às 5h40 para chegar ao Centro de BH às 8h20. É revoltante, pois a passagem custa mais de R$ 8 e não temos ônibus; estão passando de meia em meia hora. Um absurdo”. Aguardamos posicionamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), para explicar a situação.
Muitos consumidores de Minas, pretendem fazer as compras de Natal de última hora

A principal justificativa para a pouca antecedência é a falta de tempo As compras de última hora devem marcar o Natal de 2025 em Belo Horizonte e em boa parte do país. Na capital mineira, uma pesquisa da CDL/BH mostra que 75,5% dos consumidores pretendem fazer as compras entre 15 dias antes e o dia do Natal. A principal justificativa para a pouca antecedência é a falta de tempo. Para o presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva, o comportamento exige atenção do varejo. “O lojista deve estar preparado para um fluxo intenso na reta final. Promoções inteligentes, horário estendido e reforço em equipe podem transformar esse período em excelentes resultados”, afirma.Já um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que 12 milhões de pessoas devem ir às compras natalinas na última hora. O estudo foi realizado nas 27 capitais do país. Os atrasadinhos correspondem a 10% do público total que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. Tíquete médio Conforme a pesquisa da CDL/BH, o tíquete médio estimado para os presentes é de R$ 467,04, o que pode impulsionar o faturamento do comércio da capital. Os produtos de uso pessoal e os presentes afetivos lideram as intenções de compra. Roupas aparecem em primeiro lugar, com gasto médio de R$ 499,05 e 57,1% das intenções, seguidas por brinquedos, com R$ 278,49 e 26,5%. Calçados somam 20,4% das intenções, com gasto médio de R$ 421,43, enquanto cosméticos representam 17,3%, com tíquete médio de R$ 577,20.
Preço das carnes de churrasco variam em até 200% nos estabelecimentos de Belo Horizonte.

O levantamento, realizado entre 2 e 5 de dezembro de 2025, encontrou diferenças que chegam a mais de 200% entre os estabelecimentos Com a chegada das festas de fim de ano e o aumento tradicional da procura por carnes para churrasco, uma pesquisa do site Mercado Mineiro em parceria com o aplicativo com Oferta revelou variações expressivas nos preços de carnes bovinas, suínas e de frango na região metropolitana de Belo Horizonte. O levantamento, realizado entre 2 e 5 de dezembro de 2025, encontrou diferenças que chegam a mais de 200% entre os estabelecimentos. Entre as carnes mais usadas nos churrascos, os cortes bovinos registraram fortes oscilações. A chã de fora apresentou diferença de 119% (R$ 32,78 a R$ 72,00). Já a alcatra, bastante procurada nesta época, oscilou de R$ 38,89 a R$ 84,95 (118%). O músculo variou 115%, e a picanha, outro corte típico dos churrascos de fim de ano, apresentou diferença de 108%, custando de R$ 47,99 a R$ 99,90. O patinho teve variação de 124%, com preços entre R$ 32,98 e R$ 73,90. As carnes suínas registraram as maiores variações na pesquisa. O pé de porco liderou com impressionantes 215% de diferença, sendo vendido entre R$ 5,99 e R$ 18,90. O toucinho comum variou 174%; a costelinha, muito procurada para churrascos, apresentou diferença de 139%; a salsicha oscilou 112%; e o lombo aparado variou 110%.
Acidente entre moto e caminhão na BR 381 deixa uma pessoa morta em Betim.

Os veículos tiveram uma colisão, e em seguida, o motociclista foi atropelado Um motociclista morreu em um acidente com um caminhão no Contorno de Betim, altura do quilômetro três, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (22). O acidente aconteceu no sentido Belo Horizonte.De acordo com a Autopista Fernão Dias, concessionária que administra a rodovia, os veículos bateram lateralmente, e em seguida, o motociclista foi atropelado. Por volta das 10h, o trânsito foi completamente interditado e registrou três quilômetros de congestionamento. O fluxo foi desviado para a pista principal da Fernão Dias (BR-381). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local.
Prédio da Emive pega fogo na Raja Gabaglia em Belo Horizonte.

O edifício abriga sede de empresa de segurança eletrônica Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio comercial de cinco andares localizado na Avenida Raja Gabaglia, na altura do número 3.079, no Bairro São Bento, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (20). Um dos bombeiros que trabalhou nesta ocorrência precisou ser socorrido pelo Samu, assim como outra vítima do incêndio. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram socorridos uma mulher, de 38 anos, encaminhada para uma unidade hospitalar, e um homem, de 28 anos, atendido no local. Os dois seriam, respectivamente, uma funcionária do prédio, que abriga uma empresa de segurança eletrônica, e um dos bombeiros que participou do combate às chamas. O combatente acabou sendo levado de maca para uma ambulância. A corporação informou que o militar foi socorrido por precaução, devido a um mal-estar causado pelo excesso de calor no local, e não apresentou ferimentos nem sinais de intoxicação. O capitão João Gustavo, do Corpo de Bombeiros, explicou que, num primeiro momento, os combatentes tentaram combater as chamas diretamente no foco do incêndio, por dentro do prédio, mas, devido às altas temperaturas, tiveram de recuar. Posteriormente, a estratégia passou a ser resfriar as chamas pela parte de trás do prédio, já que o calor, de quase 2.000 ºC, impede qualquer aproximação dos militares.
Polícia prende grupo que furtou 75 barras de chocolate.

Grupo furtou essas mercadorias em dois supermercados. A Polícia Militar prendeu cinco pessoas suspeitas de furtarem mercadorias em supermercados de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A ação ocorreu na tarde de quinta-feira (18) e resultou na prisão de dois homens, de 33 e 20 anos, e posteriormente de outras três pessoas, sendo duas mulheres e um homem, que não tiveram as idades divulgadas. Ao todo, 75 barras de chocolate e outros produtos foram recuperados.Segundo os policiais, o setor de prevenção de furtos de um supermercado do bairro Bela Vista identificou a ação do grupo, formado por cinco pessoas, que agia de forma coordenada. Enquanto um dos suspeitos empurrava um carrinho com diversas mercadorias em direção aos caixas, outros distraíam os funcionários, permitindo que ele saísse do estabelecimento sem efetuar o pagamento. Parte da quadrilha colocou os produtos no porta-malas de um veículo e fugiu, enquanto os demais saíram a pé. Com apoio das imagens de segurança, a Polícia Militar iniciou rastreamento e identificou o veículo saindo de Patos de Minas pela BR-365, sentido Patrocínio, também no Alto Paranaíba. O carro foi abordado na praça de pedágio de Iraí de Minas, na mesma região. No veículo estavam dois homens, de 33 e 20 anos, e diversas mercadorias furtadas, incluindo as barras de chocolate, fraldas e carvão. Os suspeitos confessaram o crime e afirmaram que furtaram mercadorias em mais de uma unidade do supermercado. Eles disseram ainda que parte da carga seria levada para outra cidade mediante pagamento. Os dois foram presos em flagrante por furto qualificado em concurso de pessoas, e o veículo foi apreendido.
Filme pornô é exibido em sala de espera de hospital no interior de MG.

O fato aconteceu em hospital de João Monlevade. Pacientes de um hospital que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em João Monlevade, na região Central de Minas Gerais, foram surpreendidos, na tarde da última quarta-feira (16), com imagens explícitas que foram exibidas na televisão da sala de espera do Pronto-socorro da unidade. Os vídeos que rodam pelas redes sociais mostram o momento em que funcionários do Hospital Margarida, localizado no bairro Vila Tanque, se desesperam enquanto o aparelho eletrônico passa um filme pornográfico. Uma apuração interna foi instaurada pelo Hospital Margarida, que é um hospital público, da rede SUS em João Monlevade, na região Central de Minas Gerais, após um vídeo ser transmitido na televisão da sala de espera da unidade de saúde. Segundo o próprio hospital, a TV foi “acessada indevidamente…A unidade de saúde, que instaurou um procedimento interno para apurar o ocorrido, informou que a TV foi acessada “indevidamente por terceiros”, o que resultou na “exibição de imagens impróprias”. “A situação foi prontamente identificada, o acesso interrompido e todas as providências cabíveis estão sendo adotadas”, completou. Fonte: Jornal O Tempo.