Vereadores de BH se mobilizam para que a guarda municipal permaneça na segurança das UPAs.

Parlamentares solicitam reunião com prefeito Álvaro Damião.

Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) que são contra a proposta da prefeitura de retirar Guardas Municipais dos Centros de Saúde, articulam uma reunião imediata com o prefeito Álvaro Damião (União), para convence-lo de manter a guarda e mostrando dados de violência dentro de unidades de saúde.

    Segundo dados apresentados pelo vereador Dr. Bruno Pedralva (PT), que lidera a busca por diálogo com a prefeitura, em 2023, quando a presença da Guarda Municipal ainda não era obrigatória, os casos gerais de violência em postos de saúde somaram 1.351 registros, caindo para 1.099 no ano subsequente, No ano em que a prefeitura determinou a presença da guarda nos centros de saúde,  a presença da mesma significou uma redução de 18,6% na violência. 

    Segundo o vereador, como em alguns episódios são praticados mais de um tipo de violência, se olharmos os registros por tipo de agressão, os dados totais são 2.133 episódios em 2023, contra 1.670 em 2024, uma redução de 21,71%.

    Os números demonstrados que nesta mesma comparação entre 2023 e 2024, os casos de violência verbal caíram de 1.052 para 872 – uma queda de 23,3% – e os registros de agressão física tiveram uma redução de 33,57%.

Post anterior
Próximo post

Leandro Assis

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

É Tetra! Corinthians é campeão da Copa do Brasil!

É Tetra! Corinthians é campeão da Copa do Brasil!

Memphis Depay foi decisivo no jogo final do Maracanã e faz o gol da vitória do Timão. Pela quarta vez

dezembro 22, 2025
Prédio da Emive pega fogo na Raja Gabaglia em Belo Horizonte.

Prédio da Emive pega fogo na Raja Gabaglia em Belo Horizonte.

O edifício abriga sede de empresa de segurança eletrônica Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio comercial de cinco

dezembro 21, 2025
Polícia prende grupo que furtou 75 barras de chocolate.

Polícia prende grupo que furtou 75 barras de chocolate.

Grupo furtou essas mercadorias em dois supermercados. A Polícia Militar prendeu cinco pessoas suspeitas de furtarem mercadorias em supermercados de

dezembro 19, 2025