Organizações criminosas arrecadam mais que o PIB de várias cidades mineiras.

Criminosos abrem CNPJ e atuam na economia formal.

Distanciando-se de um foco único no tráfico de armas e drogas, facções criminosas têm ganhado ainda mais capilaridade a partir da infiltração em setores formais da economia nacional. Com a criação de negócios formais, que foram abertos para lavar o dinheiro obtido na criminalidade, grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) lucram cifras bilionárias e geram prejuízos altíssimos ao governo. A sonegação estimada em apenas três anos supera o Produto Interno Bruto (PIB) de 852 cidades mineiras.

O crime já alcançou uma diversificação econômica impressionante. Neste ano, operações da Polícia Federal (PF) já identificaram redes de motéis, lojas de conveniência, postos e distribuidoras de combustíveis, além de fintechs, com a administração de criminosos. Somente em três ramos de atuação, bebidas, combustíveis e cigarros –, estima-se que a sonegação de impostos tenha chegado perto de R$ 62 bilhões no Brasil entre 2020 e 2023. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que mapeou a penetração de quadrilhas na economia do país.

A receita das organizações criminosas só não é maior que o PIB da cidade de Belo Horizonte que é a sexta maior do país, tem o PIB de R$ 105,8 bilhões, segundo dados da Fundação João Pinheiro. O cenário evidencia a gravidade do não pagamento de impostos no Brasil, que ganha contornos ainda mais sérios com a nova face do crime organizado.

Post anterior
Próximo post

Da redação

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Metrô avança após 24 anos: Estação Novo Eldorado é inaugurada em Contagem

Metrô avança após 24 anos: Estação Novo Eldorado é inaugurada em Contagem

Passageiros poderão embarcar sem custos nesta terça (10) e quarta (11) Com dois dias de embarques gratuitos, a estação Novo

fevereiro 9, 2026
Venda das netas: Avó é presa por exploração sexual em SP

Venda das netas: Avó é presa por exploração sexual em SP

Homem "suposto comprador", de 60 anos foi preso por acusação de estupro de vulnerável Uma mulher de 55 anos foi

fevereiro 9, 2026
Cruzeiro vence clássico e encaminha classificação no estadual

Cruzeiro vence clássico e encaminha classificação no estadual

Com dois gols de Kaio Jorge, Raposa vence América no Mineirão Depois de uma derrota dura para o Coritiba na

fevereiro 9, 2026