O ex-campeão do Bope, Rodrigo Pimentel, comentou sobre a megaoperação contra o Comando Vermelho.
Em entrevista ao canal fechado CNN Brasil, Pimentel, idealizador do filme “Tropa de Elite”, afirmou que o ganho das organizações criminosas vai muito além das drogas hoje em dia. “Existe também uma verdade que ninguém comenta: essas facções não sobrevivem mais de maconha e cocaína; elas sobrevivem da exploração do território. Isso inclui o cigarro paraguaio, o sinal de TV e internet do Comando Vermelho, que é o CVNET, o botijão de gás superfaturado, a extorsão à padaria, a extorsão ao açougue e a extorsão ao vendedor de churrasco.
Há duas semanas, um jovem que vendia churrasco em Fortaleza foi assassinado porque não pagou R$ 1 mil da caixinha do Comando Vermelho no bairro”, disse Pimentel, que criticou o atual ministro da justiça, Ricardo Lewandowski, o qual argumentou que a segurança é dever dos estados.
A operação.
A chamada ‘Operação Contenção’ tinha como objetivo enfraquecer o Comando Vermelho, a principal facção criminosa do Rio e a que mais se expandiu nos últimos anos, segundo as autoridades.Recentemente, o Comando Vermelho superou as milícias em extensão territorial, embora a hegemonia do crime organizado siga em disputa no Rio, segundo especialistas.
Fonte: Site CNN Brasil.
