A primeira audiência aconteceu nesta segunda, (5).
O ex-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e a esposa, Cilia Flores, passaram por uma audiência nesta segunda-feira (5), em Nova York, nos Estados Unidos. O casal se declarou inocente sobre o indício de tráfico de drogas e armas e conspiração e enfrentarão novamente a Justiça em março.
De acordo com João Carlos Souto, mestre e doutor em Direito Constitucional que estuda o direito constitucional e a história política dos EUA há mais de 30 anos, o processo deve durar cerca de 400 a 500 dias. “Os próximos passos são de apresentação de defesa, de arrolar testemunhas… é um processo normal que se vislumbra longo, porque a Justiça é lenta, por várias questões, no mundo inteiro”. Disse o especialista em entrevista a Rádio Itatiaia.
Provável Condenação
O especialista falou sobre as possíveis penas que sofrerá Nicolás Maduro, ele pode receber uma dura pena após ser condenado. Para ele, a pena de morte é improvável.“A priori, não vejo possibilidade dessa situação [de pena de morte]. Seja [prisão] perpétua ou não, ele vai ser condenado a uma pena pesada porque, se for condenado, é por tráfico de drogas, de armas, etc, então efetivamente pode ser uma pena pesada”, explicou.
“Não podemos descartar a possibilidade de uma pressão internacional, de um acordo, e ele ser eventualmente aceito para cumprir pena em outro país”, acrescentou.
Fonte: Site Rádio Itatiaia.
