Trabalhadores decidiram encerrar manifestação.
Garis de Belo Horizonte decidiram, nesta quarta-feira (21), encerrar com o estado de greve que já durava três dias na capital mineira. A paralisação era feita por trabalhadores da empresa Sistemma, que presta serviços de coleta domiciliar para a prefeitura e tem aproximadamente 220 funcionários.
A decisão de encerrar a greve foi tomada nesta quarta durante encontro que reuniu o sindicato da categoria, representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), da empresa Sistemma e do Ministério Público do Trabalho.
O superintendente regional do trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, citou detalhes do acordo. “As equipes com quatro coletores vão passar a trabalhar de forma regular, então a empresa vai viabilizar o complemento das equipes que colhem o lixo.
Antigamente essas equipes estavam reduzidas e agora vão ter a equipe completa. O vale alimentação passa a ser pago no primeiro dia útil de cada mês, haverá a regularização do fundo de garantia, pagamento de vale transporte e manutenção dos caminhões”.
As regiões Noroeste, Leste e Nordeste foram as mais afetadas pela paralisação, segundo relatos de moradores. Na terça-feira (20), foram recolhidos cerca de 30% do volume de resíduos normalmente coletado em dias regulares.
Fonte: Site Rádio Itatiaia.
