A principal justificativa para a pouca antecedência é a falta de tempo
As compras de última hora devem marcar o Natal de 2025 em Belo Horizonte e em boa parte do país. Na capital mineira, uma pesquisa da CDL/BH mostra que 75,5% dos consumidores pretendem fazer as compras entre 15 dias antes e o dia do Natal.
A principal justificativa para a pouca antecedência é a falta de tempo. Para o presidente da CDL/BH, Marcelo Souza e Silva, o comportamento exige atenção do varejo.
“O lojista deve estar preparado para um fluxo intenso na reta final. Promoções inteligentes, horário estendido e reforço em equipe podem transformar esse período em excelentes resultados”, afirma.Já um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que 12 milhões de pessoas devem ir às compras natalinas na última hora. O estudo foi realizado nas 27 capitais do país.
Os atrasadinhos correspondem a 10% do público total que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.
Tíquete médio
Conforme a pesquisa da CDL/BH, o tíquete médio estimado para os presentes é de R$ 467,04, o que pode impulsionar o faturamento do comércio da capital. Os produtos de uso pessoal e os presentes afetivos lideram as intenções de compra.
Roupas aparecem em primeiro lugar, com gasto médio de R$ 499,05 e 57,1% das intenções, seguidas por brinquedos, com R$ 278,49 e 26,5%. Calçados somam 20,4% das intenções, com gasto médio de R$ 421,43, enquanto cosméticos representam 17,3%, com tíquete médio de R$ 577,20.
