Sem acordo definido, Motta tenta votar PL Antifacção nesta terça.

O texto ainda não tem consenso dos deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou para esta terça-feira (11) a votação do Projeto de Lei (PL) Antifacção, enviado para o Congresso pelo governo federal. O texto ainda não tem consenso e deve gerar embates entre governistas e oposição. Motta escolheu como relator o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) — que deixou a Secretaria de Segurança de São Paulo para reassumir o mandato, decisão que desagradou integrantes do governo. Antes de ser pautado, o texto ainda será discutido em pelo menos dois encontros nesta terça-feira. O presidente da Câmara vai se reunir com integrantes da situação, e a ministra da secretária de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, deve conduzir a articulação para preservar o texto original do Executivo. O texto também será tratado na reunião de líderes.

Na segunda-feira (10), um trecho do relatório de Derrite gerou críticas e acabou retirado. No parecer, o deputado incluiu que a Polícia Federal só poderia atuar junto às polícias estaduais em casos de facções criminosas mediante pedido oficial do governador. A corporação federal emitiu nota.

Segundo os policiais federais, o texto original enviado pelo governo tinha como objetivo endurecer o enfrentamento ao crime organizado.

No entanto, as modificações feitas pelo relator alterariam pontos considerados estratégicos e, na visão da PF, “compromete o interesse público” ao abrir espaço para enfraquecimento da atuação federal em grandes investigações. Depois das críticas, Motta informou no X (antigo Twitter) que, após reunião com o relator e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, o trecho sobre a competência da corporação seria alterado.

Fonte: Site Metrópoles.

Post anterior
Próximo post

Da redação

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Metrô avança após 24 anos: Estação Novo Eldorado é inaugurada em Contagem

Metrô avança após 24 anos: Estação Novo Eldorado é inaugurada em Contagem

Passageiros poderão embarcar sem custos nesta terça (10) e quarta (11) Com dois dias de embarques gratuitos, a estação Novo

fevereiro 9, 2026
Venda das netas: Avó é presa por exploração sexual em SP

Venda das netas: Avó é presa por exploração sexual em SP

Homem "suposto comprador", de 60 anos foi preso por acusação de estupro de vulnerável Uma mulher de 55 anos foi

fevereiro 9, 2026
Cruzeiro vence clássico e encaminha classificação no estadual

Cruzeiro vence clássico e encaminha classificação no estadual

Com dois gols de Kaio Jorge, Raposa vence América no Mineirão Depois de uma derrota dura para o Coritiba na

fevereiro 9, 2026