Maioria dos países da Europa aprovaram o acordo.
O Conselho Europeu ratificou, nesta sexta-feira (9), o acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul, em Bruxelas, na Bélgica. A decisão foi tomada pela maioria dos países europeus durante reunião do Comitê de Representantes Permanentes (Coreper).
“Os acordos precisarão da aprovação do Parlamento Europeu antes de serem formalmente concluídos pelo Conselho. A ratificação por todos os Estados-Membros da UE também será necessária para que o EMPA entre em vigor“, detalha a decisão do Conselho Europeu.
O acordo tem previsão de ser assinado em 17 de janeiro em cerimônia no Paraguai, que preside o Mercosul atualmente. Hoje foi um marco na relação entre a União Europeia e os países do Mercosul, que são: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, após mais de 25 anos de negociações.
“Após mais de 25 anos, as decisões de hoje representam um passo histórico para o fortalecimento da parceria estratégica da UE com o Mercosul. Num momento de crescente incerteza global, é essencial que reforcemos a nossa cooperação política, aprofundemos os nossos laços económicos e mantenhamos o nosso compromisso comum com o desenvolvimento sustentável”, declarou o Ministro da Energia do Chipre.
