Urgente: Após vazamento de lama em Congonhas, prefeitura suspende alvará da Vale

Anúncio foi feito pelo próprio município através das redes sociais

A Prefeitura de Congonhas, na região Central de Minas Gerais, determinou a suspensão imediata dos alvarás de funcionamento de atividades de mineração da Vale no município. A decisão, oficializada nesta segunda-feira (26), ocorre após o registro de dois vazamentos em estruturas nas minas de Fábrica e de Viga em um intervalo de menos de 1 dia entre os vazamentos.

Segundo o prefeito Anderson Costa Cabido (PSB), os incidentes provocaram o “carreamento significativo de água e sedimentos para cursos d’água do município”. O documento classifica os episódios como um “fato superveniente de risco ambiental concreto”, com potencial para impactar a qualidade da água, ecossistemas aquáticos e a segurança das populações.

De acordo com o município, a manutenção das operações da Vale nas atuais condições é “incompatível com os princípios da precaução e da prevenção”. A suspensão dos alvarás deve perdurar “até que sejam devidamente implementadas e comprovadas as medidas necessárias à eliminação ou controle adequado dos riscos identificados”.

Para que a Vale consiga o restabelecimento das licenças municipais, a prefeitura impôs uma série de condicionantes técnicas rigorosas.

A mineradora deve apresentar, em até cinco dias, um Plano Técnico de Monitoramento dos Sumps e garantir ao poder público acesso integral e independente aos dados de turbidez e nível da água.

Post anterior
Próximo post

Da redação

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Amanda Vasconcelos, esposa de Henrique da dupla com Juliano é presa nos EUA

Amanda Vasconcelos, esposa de Henrique da dupla com Juliano é presa nos EUA

Ela foi presa em Orlando, na Flórida. Amanda Vasconcelos, esposa do cantor Henrique, que faz dupla sertaneja com Juliano, foi

fevereiro 3, 2026
Motorista é executado a tiros em Contagem

Motorista é executado a tiros em Contagem

Vítima seria agiota e pode ter sido pego em emboscada Um homem de 33 anos foi executado a tiros na

fevereiro 3, 2026
CPMI do INSS: Qual o envolvimento de Lulinha com o careca do INSS?

CPMI do INSS: Qual o envolvimento de Lulinha com o careca do INSS?

Viana solicita presença do filho do presidente na CPMI O presidente da CPMI do INSS, o senador Carlos Viana (Podemos-MG),

fevereiro 3, 2026