Órgão orienta sobre possíveis novas mudanças
A prova de baliza deixou de ser obrigatória no exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Em outros estados, como Minas Gerais, ficou a dúvida se haverá a mudança ou não.
A baliza é uma manobra técnica de estacionar o veículo em uma vaga paralela à guia, entre dois carros. Ela sempre foi uma das principais causas de reprovação no exame prático.
Em Minas Gerais, a execução da manobra ainda será exigida nos exames, conforme nota enviada pelo Departamento de Trânsito de MG (Detran-MG) a imprensa.
O órgão acrescentou que conduz estudos para implementação das novas regras e aguarda a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular pelo Órgão Executivo de Trânsito da União (Senatran), a fim de “viabilizar a adoção das novas medidas”.
Mudanças em outros estados
Em São Paulo por exemplo, o Detran anunciou o fim da baliza no exame prático e autorizou que a prova seja realizada também em veículos com câmbio automático. A avaliação passa a ser feita exclusivamente em trajeto urbano, com acompanhamento de um examinador de trânsito, que observa itens como atenção, respeito à sinalização, controle do veículo e segurança na condução.
Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, também devem aderir ao mesmo sistema de avaliação.
Fonte: Site Rádio Itatiaia.
