Após aprovação na Câmara, escala 6×1 está nas mãos do senado

Projeto segue para análise dos senadores A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1 e reduz a jornada semanal para 40 horas avançou mais uma etapa no Congresso Nacional na última semana. Após ser aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, a proposta segue agora para análise do Senado Federal, onde ainda precisará enfrentar novas votações antes de entrar em vigor. O texto aprovado pelos deputados prevê o fim do modelo tradicional de seis dias de trabalho para um de descanso, garantindo dois dias de repouso remunerado por semana e reduzindo gradualmente a carga horária máxima dos atuais 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial. O que acontece agora? No Senado, a proposta passará pela análise das comissões e, posteriormente, precisará ser aprovada em dois turnos pelo plenário da Casa, com o apoio mínimo de 49 senadores em cada votação. Caso o texto seja mantido sem alterações, a emenda poderá ser promulgada diretamente pelo Congresso Nacional. Se houver mudanças, a PEC retornará à Câmara para uma nova análise. Pelo texto aprovado na Câmara, a transição ocorrerá em duas etapas: * Após 60 dias da promulgação da emenda, a jornada máxima cairá para 42 horas semanais. Nesse mesmo prazo, os trabalhadores passarão a ter direito a dois dias de descanso remunerado por semana; * Depois de mais 12 meses, a carga horária máxima será reduzida para 40 horas semanais. A proposta também determina que não poderá haver redução de salários em razão da diminuição da jornada. Fonte: Site Rádio Itatiaia.

Os chefes das facções criminosas brasileiras serão extraditados? Saiba mais

Extradição ou transferência desses criminosos para os Estados Unidos encontra obstáculos jurídicos significativos, especialmente de natureza constitucional A decisão dos Estados Unidos de incluir o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) na lista de “Terroristas Globais Especialmente Designados” — com a possibilidade de futura classificação como “Organizações Terroristas Estrangeiras” — reacendeu o debate sobre a cooperação internacional no combate ao crime organizado.Entre as dúvidas levantadas está a possibilidade de líderes das facções, como Marcola e Fernandinho Beira-Mar, serem transferidos para cumprir pena em território norte-americano. De acordo com especialistas e com a legislação brasileira, a hipótese de extradição ou transferência desses criminosos para os Estados Unidos encontra obstáculos jurídicos significativos, especialmente de natureza constitucional. O principal impedimento está previsto na Constituição Federal de 1988. O artigo 5º, inciso LI, determina que “nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum praticado antes da naturalização ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei”. Considerada por constitucionalistas uma cláusula pétrea, a norma estabelece a impossibilidade de extradição de brasileiros natos, independentemente da gravidade dos crimes atribuídos ou da classificação adotada por autoridades estrangeiras. Dessa forma, nem mesmo acusações relacionadas ao terrorismo afastam a proteção constitucional conferida aos cidadãos nascidos no Brasil. Exceção na Constituição A exceção prevista pela Constituição alcança apenas brasileiros naturalizados. Nesses casos, a extradição pode ocorrer quando houver envolvimento em crime comum cometido antes da naturalização ou participação comprovada em tráfico internacional de drogas.

Será que vai dar? Neymar sofre lesão na panturrilha e pode desfalcar seleção na estreia da Copa

O atacante vai desfalcar o elenco de Carlo Ancelotti nos amistosos Neymar sofreu uma lesão de grau 2 na panturrilha direita, segundo informado pelo médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, em coletiva realizada na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (28). Com o diagnóstico, o camisa 10 não participa dos amistosos preparatórios e também deve desfalcar o Brasil na estreia da Copa do Mundo de 2026, contra o Marrocos. Mesmo com o prazo de recuperação apertado, a hipótese de desconvocação, a princípio, é descartada pela CBF segundo fontes ligadas a confederação. A expectativa da comissão técnica é que, caso a recuperação siga como planejado, Neymar tenha condições físicas para entrar em campo na segunda rodada da fase de grupos, contra o Haiti. Em um cenário mais conservador, porém, o camisa 10 pode retornar nas oitavas de final da Copa do Mundo, caso o Brasil se classifique.O problema físico de Neymar foi inicialmente reportado pelo Santos como um edema. O jogador foi submetido a avaliação médica após sentir uma “fisgada” na panturrilha durante o jogo do Santos contra o Coritiba, em 17 de maio, e a CBF convocou o jogador para o Mundial no dia seguinte. Segundo o time, o edema não causaria preocupações a longo prazo. A seleção brasileira está no Grupo C da Copa do Mundo de 2026, junto com Marrocos, Haiti e Escócia. O grupo iniciou, na quarta-feira (27), a preparação para o Mundial, com os jogadores se apresentando na Granja Comary, em Teresópolis.

Flávio Bolsonaro se encontrará com Donald Trump na Casa Branca nesta terça-feira

O presidenciável confirmou que estava indo à Casa Branca, onde deve se reunir com Donald Trump O senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deixou o hotel por volta das 14h (15h em Brasília) desta terça-feira (26) e seguiu para a Casa Branca, onde deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Flávio deixou o hotel onde está hospedado em Washington acompanhado do ex-deputado Eduardo Bolsonaro. A expectativa é de que o ex-deputado, que vive autoexilado nos Estados Unidos há mais de um ano, acompanhe o irmão na agenda com Trump. Segundo o portal Metrópoles, Flávio confirmou que estava a caminho da Casa Branca. Ele também informou que pretende dar uma coletiva de imprensa no final da tarde para falar sobre a reunião. O encontro deve acontecer no Salão Oval, principal gabinete do presidente norte-americano. Fonte: Site Metrópoles.

Escala 6×1: Projeto prevê um ano de transição para redução na jornada de trabalho

Relatório também “facilita” a contratação de funcionários por MEI’s O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou um acordo com o governo federal sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6×1. Nesta segunda-feira (25), ele foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto para uma reunião de alinhamento. O texto da PEC será apresentado nesta segunda pelo relator, o deputado federal Léo Prates (Republicanos-BA), na comissão especial que analisa o tema. A previsão é que, com um possível pedido de vista da oposição, a proposta seja votada pelo colegiado na próxima quarta-feira (27) e no plenário da Casa na quinta (28). Motta confirmou que a PEC vai manter três pontos considerados “inegociáveis”. São eles a redução na jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; o fim da escala 6×1, com redução para 5×2 – dois dias de descanso para cada cinco dias trabalhados; e que as duas mudanças ocorram sem redução salarial.Outro trecho da PEC vai tratar da situação dos Microempreendedores Individuais (MEIs), permitindo que eles possam contratar mais funcionários para suas microempresas. Hoje, apenas uma contratação é permitida. A redação deve promover, ainda, um reajuste no valor para as micro e pequenas empresas. Segundo Motta, este é um apelo quase unânime dos deputados e foi recebido de maneira positiva por Lula. “Isso estará previsto no texto da PEC, que uma lei tratará dessa questão dos MEIs”, pontuou o presidente da Câmara. Motta anunciou que este texto será usado para que, após a promulgação da PEC, seja abordada a situação de setores específicos que possam ser afetados pela mudança na jornada de trabalho.

Influenciadora Deolane Bezerra é presa novamente após seu nome ser citado em bilhetes encontrados em penitenciária

Bilhetes revelaram supostos repasses financeiros e ligações com investigação do PCC Imagens dos bilhetes manuscritos encontrados dentro do sistema prisional, que deram origem à investigação do suposto esquema milionário que levou à prisão de Deolane Bezerra nesta quinta-feira (21), foram divulgadas. Jornalistas registraram o momento em que Deolane Bezerra chegou à delegacia da Polícia Civil de São Paulo. Deolane é suspeita de envolvimento em um esquema ligado ao Primeiro Comando da Capital. Conforme as investigações da Polícia Civil de São Paulo, a advogada passou a ser investigada após o avanço de uma apuração iniciada a partir dos materiais encontrados no sistema prisional. Ainda segundo os policiais, os bilhetes indicavam repasses financeiros para diferentes contas, sendo duas delas ligadas ao nome de Deolane. Também há mandado de prisão contra Marco Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder da facção, que já está preso, além de familiares dele. Nos manuscritos, foram encontrados recados sobre supostos planos para matar funcionários do sistema prisional, além de fatos relacionadas ao esquema de tráfico da facção. Segundo a investigação, os documentos estavam escondidos em celas e foram localizados por agentes penitenciários.

Urgente: Pré-candidato a presidência Flávio Bolsonaro se encontrou com Vorcaro após a prisão do banqueiro

Segundo integrantes do PL, Flávio foi negociar recursos para o filme sobre a vida de seu pai. “Dark Horse” O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se encontrou com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, depois que ele foi preso pela Polícia Federal (PF), em novembro de 2025, no âmbito da primeira fase da Operação Compliance Zero.A Compliance Zero já está em sua sexta fase e apura as irregularidades milionárias da instituição financeira, além de uma organização criminosa suspeita de praticar intimidação, coerção, obtenção de informações sigilosas e invasões a dispositivos informáticos. Última ação sobre o caso prendeu Henrique Vorcaro, pai de Daniel, além de outros seis investigados, e cumpriu 17 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Fontes ligadas a Flávio afirmam que a visita se deu para encerrar as negociações de patrocínio do banqueiro do filme biográfico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), “Dark Horse”. A informação é do portal Metrópoles. Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (19), Flávio afirmou que visitou Vorcaro um dia após ele ser preso. “Eu fui sim ao encontro dele para botar um ponto final nessa história e dizer que, se ele tivesse me avisado que a situação era grave como essa [sic], eu já teria ido atrás de outro investidor há muito mais tempo e não correria riscos”, argumentou. Segundo ele, foi difícil encontrar novos investidores depois da saída de Vorcaro. O encontro com Vorcaro foi depois que o banqueiro passou a usar tornozeleira eletrônica e não poderia sair da cidade de São Paulo. Fonte: Jornal Estado de Minas

Jornada 6×1: Comissão negocia fim da escala sem transição

Membros da comissão especial da Câmara que analisa a PEC, querem fim da escala sem transição Membros da comissão especial da Câmara que analisa a PEC do fim da escala 6×1 dão como certo que o relator, deputado Léo Prates (Republicanos-BA), vai propor o início imediato da escala 5×2, sem qualquer transição. Segundo parlamentares do colegiado, já estaria acordado que o início dos dois dias de folga semanal obrigatórios para todas as categorias será imediato. A transição deve ser apenas para a redução das horas trabalhadas. Além da diminuição dos dias de trabalho, a PEC em debate deve prever redução da jornada, das atuais 44 horas para 40 horas por semana. A perspectiva é de que o texto do relator preveja dois anos de transição. A proposta debatida prevê que a carga horária semanal de trabalho caia para 42 horas em 2027 e para 40 horas em 2028, permitindo que alguns setores tenham um período de adaptação. Há ainda uma ala da Câmara que defende que a PEC preveja a redução da escala e da jornada de trabalho, mas deixe a fixação do período de transição para o projeto de lei que regulamentará a emenda constitucional. A perspectiva é de que o relator apresente a versão final de seu texto já na próxima semana. A expectativa é de que a PEC seja votada na comissão especial em 26 de maio e que siga para o plenário da Câmara no mesmo dia. Fonte: Site Metrópoles.

O que foi divulgado sobre o áudio de Flávio Bolsonaro a Daniel Vorcaro

Áudio publicado pelo The Intercept Brasil O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) admitiu ter mantido contato com o banqueiro Daniel Vorcaro para buscar apoio financeiro a um filme sobre a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso foi revelado nessa quarta-feira (13) em reportagem publicada pelo The Intercept Brasil, que divulgou mensagens, documentos e um áudio atribuído ao parlamentar. Na gravação, Flávio cobra o envio de recursos prometidos para a produção audiovisual e relata preocupação com atrasos nos pagamentos. “Como tem muita parcela para trás, cara, está todo mundo tenso”, afirma o senador em trecho divulgado pela reportagem. De acordo com a publicação, os recursos seriam destinados à produção de um filme sobre a trajetória política e pessoal de Jair Bolsonaro. O projeto estaria sendo desenvolvido no exterior, com equipes e atores estrangeiros, e teria previsão de lançamento ainda neste ano. A reportagem afirma ainda que parte dos valores teria sido transferida entre fevereiro e maio de 2025, com base em mensagens de WhatsApp, documentos e comprovantes bancários analisados pelo portal. Os repasses, segundo o texto, envolveriam transferências internacionais feitas por empresa ligada a Vorcaro para um fundo nos Estados Unidos administrado por Paulo Calixto, advogado ligado a Eduardo Bolsonaro. Flávio confirma contato e nega irregularidades Após a divulgação da reportagem, Flávio Bolsonaro confirmou que buscou patrocínio junto ao banqueiro, mas negou qualquer irregularidade. Em nota, o senador afirmou que o filme é um projeto privado e que não houve uso de dinheiro público nem recursos da Lei Rouanet.

Pesquisa RealTime: Flávio Bolsonaro aparece a frente de Lula em um possível segundo turno

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 2 e 4 de maio deste ano em todo o território nacional O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, com 44% das intenções de voto, ante 43% registradas pelo petista. As informações são da pesquisa Realtime BigData, divulgada nesta terça-feira (5). Devido à margem de erro, os dois estão em empate técnico.Lula ainda mantém empate contra Ciro Gomes (43% contra 43%), Caiado (43% contra 42%) e vence Romeu Zema (43% x 39%) e Renan Santos (48% x 24%), segundo o instituto. O petista tem a dianteira nos cenários de primeiro turno apresentados pela pesquisa, com 40% das intenções de voto, ante 34% de Flávio Bolsonaro, no primeiro teste, e 38% contra 33%, no segundo. O presidente é o mais rejeitado entre os pré-candidatos à Presidência, com 44% dos eleitores afirmando que ele é o menos quisto por eles dentre os postulantes. Flávio aparece em seguida, com 41%, e Ciro Gomes (5%), completa o pódio. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 2 e 4 de maio deste ano em todo o território nacional e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 03627/2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Fonte: Rádio Itatiaia.